quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

NATAÇÃO - Meu peixinho!

Matheus está nadando. A informação é oficial. Agora é fato. E pra quem me conhece sabe o quanto esta "informação" tem uma grande importância. Curioso pra saber por que? Por que MOOOOOORRO de medo de água. Fui matriculada - e quase obrigada frequentei! - na natação duas vezes. E fiz. Aliás, na teoria sou ótima. Tudo ia sempre muito bem até... ah sempre tem um até... até passar pra piscina funda. Quando eu tinha que enfrentar uma piscina que não dava pé, ou seja, que eu não conseguisse ficar de pé tranquilamente, eu recuava. Taí um medo que preciso vencer. Não desisti! Mas ele está sendo adiado por um tempo... rs

Diante do meu medo e sabendo na prática como é chato ter medo de água, lóóóóógico que sempre quis que meus filhos aprendessem a nadar. Até por que basta eu abrir a janela do quarto pra dar de cara com uma senhora piscina que chega bem perto dos seus 2 metros de profundidade. Sempre gostei de assistir de camarote a criançada mergulhar, pular, se esbaldar naquele monte de água. Portanto, assim que o Matheus completou 3 anos foi pra natação. Na época, foi um pedido dele mesmo. Dizia que queria aprender a nadar... aproveitei a deixa e ele foi...

Há dois anos ele faz natação na mesma academia. No início, apesar de gostar de água ele sentia um pouco de aflição da água no olho. Dizia assim: "Tia Calol (Carol) não quelo molhar o olho!". E sua santa Tia Carol com toda a paciência que Deus lhe deu, pouco a pouco, ajudou meu pequeno a enfrentar a tal aflição da água no olho...

No começo ele ainda era um bebê grandão... Pra entrar na parte rasa da piscina ficava em cima de uma plataforma. E de lá só saia quando a tal "Tia Calol" o buscava para um exercício que era intercalado com os outros coleguinhas de turma. A aula também era muito diferente do que é hoje. Cantavam musiquinhas, imitavam a "Dona Aranha que subia pela parede", faziam bolinhas na água e competiam para ver quem conseguia bater o bumbum no chão.

Mas o meu Matheus é preguiçoso, é folgadão, é criança de tudo. Nadar sim, mas sem muito esforço!Regras demais não. Mas se as regras estavam embutidas nas brincadeiras aí sim. "Matheus cadê o motorzinho nas pernas?, dizia a professora. "Tô cansado!" ou "Esqueci", ele dizia. Queria vê-lo feliz? Era a tia Carol puxá-lo pela piscina.... relaxaaaaaando... bem folgado.

A natação está praticamente incorporada na nossa rotina familiar. Rafinha está presente nas aulas do Matheus desde o seu "período de barriga". Hoje me acompanha na "platéia" enquanto o irmão se refresca na água gostosa.

E assim foi. No seu ritmo ele foi vencendo barreiras, ganhando mais habilidades, aprendendo a se virar sozinho na água. Há pouco tempo precisamos mudá-lo de horário. E como todo bom canceriano ele estranhou. Estava acostumado com os amigos de sempre, com os professores de sempre, com o horário de sempre. Reclamou. Vez ou outra ainda faz cara de cansado. Mas pra sua alegria uma professora já conhecida voltou a dar aula pra ele, a Tia Mayara. E como ele gosta também dessa Tia Mayara...

Além de novo horário e nova turma, ele também mudou de touca, ou seja, passou de nível. É um pirralhinho no meio dos maiores. Mas está se achando todo importante por que agora usa touca vermelha! Sente-se importante, sabe? E mais... agora vai pro lado fundo da piscina. Nunca imaginei como isso seria especial para ele. O momento de ir para o fundo é aguardado com ansiedade por ele (e acredito que pelos colegas também). E ele mergulha e consegue nadar (do seu jeitinho ainda, é claro) até a parte mais rasa. Não tem muito fôlego ainda. Se cansa. É pequeno. Mas vai suavemente deslizando na água como um peixinho cheio de vida!

E está feliz! E como está feliz! Agora já começou a frequentar a piscina do prédio onde moramos sem boia de braço. A gente fica por perto, ainda segura muitas vezes na borda, as vezes conta com a ajuda de um espaguete, mas já consegue se soltar e boiar e flutuar na água... como um peixinho que acaba de aprender a nadar...

Parabéns filhão! Já pode me ensinar a nadar... rs

Carol olha vc aí! Mayara precisamos fotografar meu grandão de touca vermelha ao seu lado! rs


2 comentários:

  1. Juro que você me fez chorar! A minha maior alegria é poder ler e saber que realmente sou importante e faço o bem para pessoas tão especiais como vocês! Com toda certeza deste mundo agradeço cada segundo que passei ao lado deste príncipe e sei que será meu lindo eternamente! Amo demais S2
    Caroline Bove (Tia "Calol")

    ResponderExcluir
  2. Ah Meu Deus... Já contei que sou apaixonada pelo Matheuzinho né? O meu sorriso mais lindo do mundo... Você não imagina o quanto é prazeiroso ver a empolgação deles e toda a evolução que acompanhamos de perto, desde de suas primeiras aulas... É muito gostoso ver eles se tornando gente grande, dentro da água, como disse o Matheus: Importante... Somos felizes por isso, e somos recompensados diariamente... Com o sorriso, o pedido para ir para a parte funda, quando pedem para fazer um exercicio sozinhos, ou até mesmo mergulhar sozinhos, por que se sentem seguros... Amo meu trabalho por isso, por tornar pequenos "peixinhos" em "tubarõezinhos" a recompensa é maior que qualquer outra coisa... Não há dinheiro que pague a alegria que vemos nos rostinhos deles... Sim Dri, precisamos tirar uma fotinho juntos... Com a touquinha vermelha e nadando de um lado para o outro... Parabéns Matheuzinho... A Prô fica muito feliz por todo o aprendizado que teve... Amo muito você... De verdade mesmo... Obrigada Dri, o reconhecimento é motivador demais. Beijos Prô Mayara.

    ResponderExcluir