sexta-feira, 7 de maio de 2010

PRÉ-NATAL - Valeu a pena ir pra Sorocaba!

Todo mundo sabe (ou quase todo mundo!) que eu tive uma leve dificuldade para engravidar do Matheus. Leve por que não tinha nenhum problema grave, mas minha ansiedade e o meu desejo de ser mãe não me deixavam sossegada em só esperar. Foi nesse contexto que em 2005 conheci o Dr. André. A empatia foi imediata. Até hoje me lembro da primeira consulta. Com seu jeito brincalhão ele me deu uma verdadeira aula sobre o que é ser "sagitariana" - na verdade ele acabou comigo! Mas soube lidar como ninguém com esse ser aqui inquieto, ansioso e desesperado para conseguir o que quer. Mal sabia, mas nossa "parceria médico-paciente-amigo" foi assinada ali.

A gravidez do Matheus foi muito tranquila e as consultas mensais com o obstetra eram hilárias. Um profissional excelente, ele sempre soube unir o profissionalismo com um humor incrível. Rimos muito. Como nunca ri na vida num consultório médico. E confiei muito. Como nunca confiei na vida em um médico (pois é... sou desconfiada...). Finalmente alguém conseguiu fazer com que eu deixasse um pouquinho de lado minha ansiedade. Ele me deixava tranquila e com isso eu curtia cada segundo da minha gravidez.

Sempre soube que queria mais um filho. E, depois do nascimento do Matheus, sempre soube também que queria que o Dr. André fosse o meu obstetra novamente. Mas essa criatura resolveu ir embora de SP de vez e clinicar somente em Sorocaba. Aí veio a pergunta: "Fazer pré-natal em Sorocaba?". A decisão foi difícil... pro Reginaldo e pra minha mãe. Pra mim a resposta era uma só... eu ia encarar a estrada todo mês sim, pois não conseguia imaginar como seria começar do zero com um médico que nunca vi na vida, sendo que eu já estava grávida. Me chamaram de louca. O que mais ouvi foi "Não existe médico em SP?". Mas nem liguei... sou sagitariana, lembra?

Enfim, embora a gravidez do Rafinha tenha sido diferente, as consultas foram igualmente bem humoradas como as do Matheus. A viagem mensal para Sorocaba era gostosa, fazia a gente sair da rotina, mudar de ar. No final, já mais pesada e sofrendo com o inchaço foi difícil, confesso. Mas em nenhum momento bateu arrependimento. Sabia que estava bem assistida, que podia contar com meu médico a qualquer dia, a qualquer hora apesar da distância.

O Dr. André não é só obstetra, como se isso já não bastasse. É meio psicológo, meio terapeuta, amigo mesmo. Dono de uma sensibilidade imensa, sabe perceber de longe quando algo não está bem, quando o emocional da grávida foi pro espaço, quando bate aquela "deprêzinha", mesmo no momento mais feliz da nossa vida.

Nesses últimos dias, com a surpresa de que o Rafa ficaria na UTI, mais uma vez ele se mostrou um amigão e provou que a distância SP-Sorocaba não tem a menor importância quando se tem um profissional tão apaixonado pelo seu trabalho por perto. Me senti cuidada, amparada. Vi que não estava sozinha, que estava bem assistida, que tinha com quem contar. Como ele mesmo disse... "estamos longe, mas estamos juntos".

E agora, já em casa, quando bate aquele aperto no coração que só quem é mãe já sentiu, é nele que me apoio mais uma vez. As vezes bate uma mistura de alegria, medo, tristeza e felicidade e me ponho a chorar. Falamos por telefone de coisas sérias ou algumas brincadeiras. E tudo logo passa, volta ao normal, fico bem novamente. E nessas horas tenho mais do que nunca a certeza de que valeu a pena ir pra Sorocaba durante esses nove meses... E como valeu! Obrigada Dr. André pela força de sempre!

5 comentários:

  1. Adriana e Reginaldo

    Confesso, não esperava estes elogios e...fiquei muito emocionado, como há algum tempo não ficava. Saiba que, na verdade, eu é que fui premiado em ter a chance de ter te atendido.

    A obstetrícia talvez, seja a mais emocionante das áreas médicas e, talvez por isso, cause tamanho impacto nas pessoas. Acredito que o atendimento a uma pessoa não se faz perguntando "o que é que voce tem?" e sim "como é que voce está?". Acredito que o abraço, o sorriso, o riso, o aperto de mão, o chorar junto, salvam vidas.

    Fiz questão de chegar ao centro obstétrico e encontrá-la na cadeira de rodas e te dar um abraço, fiz questão de abraçar Reginaldo quando cheguei no centro cirúrgico, isto se chama ACOLHIMENTO. Acolher o próximo é isso, passar paz e coragem. Fiz questão de operar com meus amigos (excelentes amigos) e, em um ambiente sereno e seguro, fazer seu parto com pessoas que estavam felizes em estar ali e, digo do fundo do meu coração, foi muito bom estar com todos voces naquela quinta-feira. São destas coisas que eu me lembro de cada paciente, dos abraços, dos choros, das risadas pois, na vida, somente isso é que importa.

    Obrigado. Obrigado por ter engravidado, por ter me procurado, por depositar em mim tanta confiança. Obrigado pelos sorrisos, pelas descompensações, pelas piadas, queixas, por ter viajado, por ter convencido seus familiares, por ter pago pedágio, por comer no Frango Assado ( tem na ida e tem na volta!). Enfim.

    Bem, a vida segue. Somente uma parte dela passou. Estou longe dos olhos...porém, estarei sempre junto de voces!!!

    Show!!!


    Dr. André Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus quanta emoção ler esse relato dessa mãe e essa resposta desse medico maravilhoso ,q ta saudades tenho dele ele é tudo isso é mais um pouco do que ela falou.
      Minha filha nasceu em 26 de Dezembro de 2005 e ele fez o parto ,me faltam palavras pra falar dele.simplesmente maravilhoso,vida longa ainda nos encontraremos.
      Antônia,mãe da gyovaninha como ele a chamava.

      Excluir
  2. Olá, moro em Sorocaba e gostei muito do post. Descobri hoje (dia da mulher) que estou grávida...mãe de primeira viagem...e também quero um profissional de confiança para me acompanhar...gostaria que me enviasse o contato do dr. André.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi ele atende na Unimed porém esse ser tem a agenda lotada rs ele fez O parto da minha filha e fará da outra que está a caminho mais tente sim é tudo isso é mais um pouco , é um anjo que Deus mandou um ser incrível e atende na policlinica de Sorocaba

    ResponderExcluir
  4. Dr. André é vida! Ele nos dá a VIDA... Sem palavras, sinto falta do pré natal, era sempre muito divertido. Sem dúvidas o melhor investimento da gravidez (não tenho Unimed). Vontade de ter dez filhos para ser cuidada por ele... Que Deus continue abençoando esse ser que é iluminado! Abraços... Bruna

    ResponderExcluir