segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MUDANÇA DE ESCOLA - Quando a mudança é inevitável!

Quando Matheus foi pra escola pela primeira tinha apenas 2 anos de idade. Na época, as principais aflições era imaginar como nosso então bebê ficaria por algumas horas longe de nós. Como ele se relacionaria com outras crianças diariamente? Será que sentiria nossa falta? Será que seria prazeroso ou um sofrimento pro nosso baixinho? 

Os anos passaram, Matheus fez muitos amigos ao longo de sua vidinha escolar. A escola, que na época foi escolhida pensando apenas naquele período de educação infantil, nos cativou tanto, que ele permaneceu nos primeiros anos do ensino fundamental. Uns anos depois, chegou a vez do Rafa, nosso caçula, também ir para a escola. E, assim, nos últimos sete anos percorremos esse trajeto casa-escola-trabalho diariamente. 

Lá, nesse colégio, eles vivenciaram de tudo. Foram super-heróis nos carnavais. Desbravadores da natureza no pequeno jardim que circulavam diariamente. Conheceram e conviveram com vários professores e profissionais, que ganharam seus respeito e admiração. Conheciam cada cantinho do colégio, que literalmente se transformou em suas segundas casas. 

Foi exatamente ali dentro daqueles muros, que Matheus levou um baita susto quando bateu a nuca durante uma partida de futebol e precisou ser socorrido imediatamente. Foi ali também que ele gostou da primeira menina da sua vida. Ali ele ganhou amigos, que certamente levará por toda a sua vida. Foi naquele espaço que ele aprendeu, desde cedo, que é inevitável aprender a lidar com a saudade. Viu ao longo desses anos grandes amigos partirem para outras escolas. E sofreu... E sentiu saudade... E chorou. Mas foi também com essas experiências, que ele aprendeu que é possível matar essa saudade e tentar superar essa distância do dia a dia nos encontros e festinhas esporádicas por ai. E com isso, Matheus amadureceu e cresceu. 

Matheus sempre foi muito feliz na antiga escola. Costumávamos brincar que ele era apegado até aos tijolinhos da parede. A ideia de mudar de escola não foi aceita logo de imediato. Mas, mesmo sem a gente querer, a vida fez o seu trabalho e nos mostrou que esse seria o seu destino. 

Enfim, 2017 chegou e agora é a hora do novo. Hoje, foi o primeiro dia de aula no novo colégio. Ontem a noite, ele me chamou de lado e disse "Mãe, acho que agora bateu uma ansiedade!". Conversamos e, naquele instante, percebi o quanto meu menino cresceu. E hoje ele e o irmão foram enfrentar o novo. Era um misto de ansiedade, medo, curiosidade. Alegria e apreensão. 

Essa semana vamos fazer uma espécie de DIÁRIO das impressões deles com o novo colégio. Os pontos de vistas de cada um, os comentários, as curiosidades. E também as aflições e expectativas de cada um.

O meu maior desejo é de que no final o saldo seja positivo e de muito aprendizado para a vida dos meus meninos! 

A seguir cenas dos próximos capítulos... por que agora, bora pra escola que o sinal já vai bater! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário