terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PENEDO - Começando o ano com as energias renovadas

Nosso ano começou na estrada. Aproveitando os dias de recesso do meu trabalho, nós quatro partimos para Penedo e passamos 5 deliciosos dias de paz e tranquilidade. 

Penedo é um distrito pertencente à Itatiaia, localizado na região sul do Rio de Janeiro. É a principal colônia finlandesa do Brasil, característica que pode ser vista nas construções das residencias e até no centrinho comercial. Embora pequeno, o lugar é super charmoso, repleto de pousadas, restaurantes e lanchonetes agradáveis e muita, muita cachoeira de tirar o folego. Vale muito o passeio tanto para casais quanto para familias inteiras que estão em busca de contato com a Natureza. 

Conhecemos a região, pela primeira vez, em 2004, quando éramos só nos dois, eu e o maridão. Na época ficamos hospedados em Visconde de Mauá, distrito vizinho, no topo da montanha. Uns anos depois, já com o Matheus ainda pequeno, ficamos em Penedo pela primeira vez. Ano passado, nesta mesma época do ano, já com a família completa, passamos uma semana em Penedo. E, o passeio foi tão gostoso que resolvemos repetir este início de ano novamente. 

Mas, embora já tivéssemos ido lá outras vezes, dessa vez aproveitamos para conhecer outros cantinhos, que ainda não conhecíamos. Foi como se estivéssemos em Penedo pela primeira vez. E, mais uma vez, ficamos encantados com tanta beleza e tranquilidade. 

No primeiro dia fomos direto ao PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA, o primeiro parque nacional do Brasil criado em 1937. O acesso ao parque custa 17,00 por pessoa e criança até 12 anos não paga. Já dentro do parque você percorre uma subida de 9Km de carro em estrada boa e asfaltada. Mais ou menos no meio do trajeto há o Mirante do Último Adeus. Vale a parada já na subida (até porque depois você vai andar tanto nas trilhas para as cachoeiras, que com certeza estará mais cansado rs). O visual é de tirar o folego. O Parque Nacional de Itatiaia é enorme e de uma riqueza natural impressionante. Depois de alguns minutos ali seguimos de carro até o topo do parque, local onde os carros ficam estacionados e seguimos para nossa primeira trilha. 

Há várias cachoeiras dentro do parque, mas como já havíamos pesquisados antes, seguimos a trilha para a Cachoeira Véu de Noiva. A trilha é bem conservada, com degraus em alguns trechos e, em trechos mais difíceis há até corrimão para ajudar no apoio. A subida é grande. Depois de um trecho percorrido havia uma placa indicando mais 260 metros de subida morro acima. O caminho todo é lindo e como fomos em alta temporada sempre encontrávamos pessoas subindo ou descendo pelo caminho. O ponto alto da trilha é quando precisamos passar por uma fenda entre duas pedras. Os meninos acharam a maior aventura porque parecia que estávamos entrando em uma pequena caverna, olhando do lado de fora. Passada essa fenda, já é possível escutar o barulho da queda d´água, que possui mais de 40 metros de altura. Um pouco adiante e o visual todo muda. A trilha apertadinha dá espaço para um lugar super aberto, largo e uma cachoeira lindíssima. Você até esquece o cansaço da subida neste momento. É realmente de tirar o folego. Chegada lá é hora de curtir, enfrentar a água gelada e se reenergizar naquela belezura. 

No dia seguinte, nosso destino foi a SERRINHA DO ALAMBARI, distrito que fica entre Penedo e Visconde de Mauá, há cerca de 10Km do centro de Penedo. Uma plaquinha singela, que é facilmente passada despercebida, indica o caminho. Aqui o trajeto de carro é mais difícil. Uma subida em estrada de terra, com muitas pedras, leva até o topo da Serrinha. Nosso destino era a Cachoeira Poço das Esmeraldas, que fica na área do Camping Clube do Brasil. Ali a taxa de entrada é de 20,00 por pessoa e crianças acima de 10 anos já pagam. Carro estacionado é chegada a hora da caminhada. Uma trilha grande, mais larga que a que enfrentamos no Parque Nacional de Itatiaia, porém mais extensa. Alguns trechos são escorregadios e que demandam mais cuidado. Muitas subidas e decidas. É bom ir com um calçado confortável, que não escorregue e levar também água e algum lanchinho leve, porque se a fome bater ali não haverá nada para comer. Mas todo o esforço vale a pena. E como vale. Diria que a Cachoeira Poço das Esmeraldas é uma das cachoeiras mais lindas que já vi. Se não a mais linda. A água é realmente cor de esmeralda. Verdinha... cintilante. É de encher os olhos de lágrimas de emoção. Gelada. Aliás, geladíssima! Mas incrivelmente linda. 

Dentro de Penedo há três cachoeiras - a Três Cachoeiras, a Cachoeira de Deus e a Três Bacias. Esta primeira é mais simples, de fácil acesso pela estrada principal, mas também a menos bonita. A Cachoeira de Deus é a minha favorita e o acesso é feito por uma pequena trilha na mata de fácil acesso. A ultima delas é a Três Bacias, favorita dos meus meninos, e leva este nome porque realmente é formada por três quedas, que ficam empoçadas como se fossem três bacias. O acesso para ela também é muito fácil e tranquilo. Vale muito a pena conhecer. 

Depois de tanto banho de cachoeira, trilhas mata a dentro, contato com animais (na subida dentro do Parque Nacional de Itatiaia vimos muitas aves e muitos micos pelo caminho) e muito, muito contato com a Natureza, acho que estamos prontos para encarar 2019 com as energias renovadas e as baterias recarregadas! 

Penedo com certeza mora em nossos corações! Um lugar que apesar de termos ido tantas vezes dá sempre um gostinho de quero mais. 

A seguir alguns clicks desses momentos deliciosos: 


Cachoeira Poço das Esmeraldas

Centro de Penedo

Micos do Parque Nacional de Itatiaia

Meus amores! 

Trilha para Cachoeira Véu de Noiva

Obra da Natureza

Poço das Esmeraldas

Cachoeira Veu de Noiva - Parque Nacional
de Itatiaia

Fenda entre pedras na trilha para Cachoeira
Véu de Noiva

Familia reunida no Poço das Esmeraldas

Rafa no Mirante do Último Adeus -
Parque Nacional de Itatiaia

Cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira Véu de Noiva

Camping Clube do Brasil (Rafa disse
que estava se sentindo na Floresta do Harry Potter)

Poço das Esmeraldas

Mirante do Ultimo Adeus

Centrinho de Penedo
Detalhe: Esses guarda-chuvas coloridos estavam na Pequena Finlândia
E o azul é o céu mesmo dando um show a parte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário