sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RANGER OS DENTES - Decisões dificeis para uma simples mãe!

No "exercício" de ser mãe nos deparamos, muitas vezes, com situações delicadas e momentos onde temos que tomar decisões, que nem sempre são fáceis. Mas não tem jeito. Tem horas (e são muitas, diga-se de passagem) que não dá pra "pular" ou "deixar em branco" como num jogo. Temos que decidir e correr sim o risco de ter tomado a decisão errada.

Matheus tem bruxismo (range os dentes enquanto dorme, para quem não sabe). O diagnóstico foi confirmado em julho. A dentista percebeu, na época, que os dentinhos já estavam mais gastos do que deveriam. Diagnóstico confirmado foi a hora de entrar em ação. A pediatra, que é também homeopata, entrou com medicamento fitoterápico. Dez gotinhas três vezes ao dia. À princípio por três meses para observar. Mas é dificil observar. Afinal eu também durmo, enquanto meu filho dorme. Vez ou outra a pediatra perguntava: "Matheus parou de ranger os dentes?". Não sei, doutora. Pelo menos não tenho ouvido - disse algumas vezes. Os meses passaram. Matheus está menos ansioso (ah... não disse aqui, mas a possível causa do seu bruxismo é a ansiedade. Ela mesma, que tb vive atormentando esta mãe aqui!). Matheus faz terapia há um ano. Semana retrasada a psicóloga também disse que está feliz com o andamento dele. Ela também acha que ele está menos ansioso também. Notícia boa.

Enfim, o fato é que na semana passada, quando acordei para pegar o Rafa que chorava no berço, escutei o Matheus ranger um pouquinho. Mexi nele e logo ele parou. Fiquei um pouquinho de "plantão" e ele dormiu, silencioso. Na noite de domingo para segunda acordei com um barulho que parecia uma "mini britadeira" (exageros à parte!). Era meu filho rangendo os dentes. Fiquei assustada. O barulho era tão alto que acordei, no quarto ao lado. Fui até lá. Mexi nele. Parou. Começou em seguida. Muito forte. A sensação é péssima. Parecia que ele quebrar os dentinhos a qualquer momento. Acordeio-o. Ele parou. Mas voltou a ranger tão forte quanto antes. Era pouco mais de 3 e meia da madruga. Não consegui dormir mais. Pode parecer bobagem, mas fiquei realmente assustada. De manhã, liguei pra pediatra e a orientação foi aumentar a dose do remédio à noite e ligar para a dentista. E foi o que fiz. Na quarta a dentista o examinou. Tudo indicava que ela já ia tirar o molde para fazer a plaquinha (essa plaquinha impede dos dentes baterem enquanto a criança dorme). Só que quando ela olhou a boquinha dele, viu que os dois dentinhos permanentes que estão crescendo estão tortinhos, sem espaço, já que eles  são maiores do que os de leite. Saí de lá com uma papelada imensa de solicitação de exames para fazer "aparelho". Como assim aparelho, perguntei. Ele não ia usar plaquinha? "É", disse ela, "Mas nesse caso a recomendação é usar aparelho - só para dormir - pois ele resolve as duas coisas - impede os dentes de se encontrarem e já auxilia na posição do dente".

Ok. Sou jornalista, não sou dentista. Quem sou eu para discordar. O fato é que de lá pra cá duas pessoas - uma delas dentista e a outra não, disseram que isso não está correto. Que colocar aparelho em criança de cinco anos pode ser até prejudicial. Mas outras duas, uma médica e outra dentista, disse que está correto.

E agora? Logo eu, que não entendo nada de dentes, vou ter que decidir uma coisa tão séria dessas? Nesse caso, ouvir várias opiniões, me deixou mais confusa do que antes. Se não usar, pode até quebrar os dentes de tanto que range. Se colocar, pode prejudicar a formação dos dentes e até do maxilar. E aí? Como assim um peso desses nas costas de uma mãe? Ser mãe pode até ser padecer no paraíso, mas vamos combinar que ser mãe é também andar na corda bamba diariamente e ter a certeza de que a qualquer momento podemos pisar em falso e falhar.

3 comentários:

  1. Dri, imagino como deve estar sendo difícil a decisão e a situação. Antes ninguém fazia essas coisas com crianças tão pequenas (psicologa, aparelho) e hoje parece que quanto mais cedo melhor! Eu também me sinto perdida com o Gabriel, é como você falou "andar na corda bamba" até onde podemos fazer as coisas sem pisar em falso? E aquela sensação de que sempre estamos fazendo alguma coisa a mais ou a menos?Antes dele operar a amígdala a dentista levantou a possibilidade de aparelho por causa da arcada de baixo que é pra frente, agora como ele fica com a boca mais fechada (não, ele não está falando menos) porque a língua está no lugar certo preciso esperar pra ver o que fazer. Vou na pediatra no final desse mês e ver qual q opinião dela. Amiga, é difícil e pode ter certeza que te entendo porque somos muito parecidas no nosso jeito com as crianças. Que Deus te ajude nessa etapa. Carmen

    ResponderExcluir
  2. Li sobre a gestação de Rafael. Também estou com líquido amniótico aumentado em 244mm, no limite, e muito preocupada. Meu médico marcou a cesária para o próximo dia 15, quando pelo último US estarei com 38 semanas e 4 dias, mas temo que seja cedo demais, pois no começo da gestação o US deu uma diferença de uma semana a menos. Tantos medos pela saúde de minha filha.
    Sua história me deu esperança.

    ResponderExcluir
  3. Querida, não sei o seu nome, pois postou como anônimo, mas queria lhe dizer que sei o que está passando, pois senti o mesmo sentimento na pele. Gerar um filho é maravilhoso. Somos mãe a partir do momento que esse serzinho começa a crescer dentro de nós. Tenho certeza que vai dar tudo certo e logo logo vc estará com sua filhinha nos braços. Boa sorte. Adriana

    ResponderExcluir