domingo, 31 de maio de 2015

RAFA E STEPHANIE AO QUADRADO!

Da série "coincidências" (ou não!) da vida:

Durante o espetáculo Os Saltimbancos, ontem, Rafa cochichou no meu ouvido:

"Mãe, aquela menina ali no palco parece a Stephanie!", referindo-se à sua prima. 

Dez minutos depois, em uma cena "x", o Jumento pergunta exatamente para essa menina qual o nome dela. Ela sorri e responde: STEPHANIE!
Rafa sorrindo quase caiu da poltrona! Olhava pra mim com os olhos arregalados e dizia: "Não acredito! Não acredito".


Stephanie os pensamentos todos estavam em você ontem!!! rs

sexta-feira, 29 de maio de 2015

ALFABETIZAÇÃO - Rafa e as letrinhas

E aí você percebe que seu filho está crescendo quando ele consegue jogar FORCA sem precisar tanto da sua ajuda... 

Rafa está aprendendo as primeiras palavrinhas, se "encontrando" com as sílabas, conhecendo a sonoridade das palavras. 

Delícia de fase. Muitas descobertas. Novos aprendizados. Emoção pura! 

É o comecinho da alfabetização. 




sexta-feira, 22 de maio de 2015

BILHETES - Que tal escrever um bilhetinho hoje?

Bilhetes enviados na lancheira dos filhotes. 
Em tempos de tecnologia, onde tudo (ou quase tudo) é digital, on-line e virtual escrever bilhetinhos virou coisa do passado. Cartas então, coisa de outro mundo. Os amigos são virtuais. Os jogos, eletrônicos. Escrever, só no teclado. Caneta e papel nas mãos é quase um ato pré-histórico. Certo? Errado! Há algum tempo redescobrimos aqui a velha e boa cartinha. Aquela mesma, que se escrevia numa folha com pauta (sim, linhas!), que no final se colocava num envelope endereçado a alguém e (pasme!) levava até uma agência dos Correios! (Sim, isso é possível!). E, não tenha dúvidas, esse momento "museu" virou claro uma grande animação por aqui. 


Rafa "respondendo" bilhetinho da
mamãe
A primeira vez que Matheus escreveu uma cartinha foi em 2010, na época com 4 anos. O "destinatário" foi a vó Ivone, que mora três andares abaixo de nós, praticamente nossa vizinha. E foi um barato vê-lo pensando no desenho, pedindo ajuda pra escrever um pequeno texto e selando o envelope. Não preciso nem dizer que a vó, claro, precisou responder a tal cartinha. E exatamente como manda o figurino. Também levou a carta numa agência dos Correios para chegar selada e carimbada até o neto. 

Dia desses Matheus reencontrou a tal cartinha que recebeu da avó, em 2010. E, como todo bom canceriano, ficou emocionado com as palavras ali escritas. Terminou de ler em voz alta, olhou pra mim com os olhos marejados de lágrimas e disse: "Vou escrever uma nova carta para a vó. Me leva nos Correios depois?". E lá foi ele para sua bancada, lápis e papel nas mãos, escrever para a vó. 

Não demorou muito para ele receber um companheiro na empreitada. Quando Rafa entendeu o que o irmão ia fazer já arrastou uma cadeira, pediu papel e começou a "desenhar" a sua carta. No final disse assim: "Mãe, escreve o que eu vou falar... direitinho, viu". E assim, sua pequena carta ficou pronta. 


Meninos na frente da agência dos Correios
Aproveitamos uma saída até a farmácia para esticar um pouquinho e levar as duas cartas até os Correios. "Quanto tempo leva pra essa carta chegar até a minha vó?", perguntou Matheus, ansioso para a funcionária. Três dias! Três loooooooooongos dias, que eles contaram hora a hora, afinal seria uma surpresa, pois a vó não sabia de nada! 

Adoro esses momentos. É o tipo de brincadeira que traz vários benefícios. Estimula a escrita, faz pensar no uso das palavras mais adequadas, contribui para o senso de organização (onde desenhar? onde escrever? como preencher todo aquele espaço vazio do papel da melhor forma possível?), tem um forte apelo emocional e afetivo, afinal ele pensa em uma pessoa querida para quem escrever a tal cartinha, escolhe os adjetivos mais apropriados. É um momento de aprendizado, de prática da escrita e também um gesto de amor. A pessoa que vai receber, por sua vez, ganha uma cartinha recheada de carinho. São momentos e situações que ficam na memória, pra vida toda. 
Duas cartinhas: Matheus (esquerda) e Rafael (direita)
para a vó Ivone! 







BILHETINHOS

E não precisa ir tão longe e nem escrever longas cartas. Aqui somos adeptos dos bilhetinhos há muito tempo. Vez ou outra Matheus é surpreendido com um bilhetinho na lancheira, no estojo, dentro do caderno. Em véspera de uma prova mais difícil, ia um um incentivo no estojo do tipo "Boa prova! Você está preparado!". Ele, por sua vez, já me pegou de surpresa ao deixar pequenos bilhetes no notebook, na porta da geladeira, no quadro branco, no criado mudo. Rafa embora ainda não saiba escrever também deixa esporadicamente seus desenhos em forma de bilhetes em algum cantinho especial. A primeira vez que recebeu um bilhete meu junto com o lanche na escola ficou surpreso e pediu para a professora ler. A resposta, escrita por ela, veio no mesmo dia. Na saída da escola disse: "Mãe, adorei a surpresa junto com o lanche!", seguido de um abraço apertado. 

Gestos simples, que não tomam muito tempo e que podem fazer a diferença na correria do dia a dia. Gestos de amor, que contribuem, inclusive, para amolecer corações, sair do comum, surpreender e ensinar, desde cedo, a falar com a voz do coração, a lidar com emoções e a não ter vergonha de expressar sentimentos. 




MAMÃES NO BLOG

Lanchinho com muito amor: Bilhetes de Luciana nas
lancheiras dos pequenos Tauan e Ian
Luciana dos Santos Maia também é adepta dos bilhetinhos. Mãe de Tauan, 5, e Ian, 3, ela conta que começou a enviar bilhetinhos para os filhos quando seu caçula passava por uma fase mais rebelde. "Eu tive dificuldades em lidar com a situação, então resolvi dar mais amor que o normal, lembrar ele do quanto eu o amava e desejava que fosse um bom menino", relembra. E, assim, começaram os bilhetinhos enviados na lancheira, junto com o lanche da escola. "Claro que fiz os bilhetes para os dois. O Tauan, mais velho é super amoroso e ficou feliz e orgulhoso. Se sentiu privilegiado e usou o mesmo bilhete para retribuir o agrado. O Ian, o caçula, disse com tranquilidade que gostou, que foi legal. Mas como um grande ciumento que é se apegou a tentar entender porque o desenho dele era diferente do desenho do irmão", diz. "Gosto de bilhetes. Faço sempre desenhos para eles em um imã de geladeira de recados, que temos em casa", finaliza. 
Resposta de Tauan ao
bilhete da mãe! 
Luciana, Tauan e Ian: amor
registrado nos bilhetes







domingo, 17 de maio de 2015

JOGO DA MEMÓRIA - Os benefícios por traz dessa brincadeira

O friozinho lá fora reforçou a preguiça por aqui e a vontade de ficarmos quietinhos dentro de casa. E, entre uma atividade e outra, jogamos JOGO DA MEMÓRIA. 

O jogo está longe de ser uma novidade. É simples. Em geral barato. E encontrado facilmente em qualquer loja de brinquedos. Pode ser comprado pronto ou até mesmo feito em casa (com a ajuda das crianças, inclusive). Basta dar um google, que se encontra opções de jogos da memória caseiros feitos com tampinhas de garrafa pet, pedaços de papelão com figuras coladas e tudo o mais que a imaginação permitir. 

Aqui em casa gostamos tanto de Jogo da Memória, que ele foi tema de lembrancinha do aniversário de um aninho do Rafa e cinco do Matheus. Esse, para nós, é um jogo especial, afinal tem as fotos dos meninos em diferentes momentos e situações. 

Jogo da Memória com fotos das crianças



E, embora simples e despretencioso, o jogo da memória é muito educativo e reserva muitos benefícios para as crianças. 

Olha só: 

- desenvolve o raciocínio rápido; 

- ajuda no desenvolvimento da noção espacial; 

- desenvolve a memória fotográfica; 

- contribui para a quantificação das cartas; 

- contribui para uma melhor desenvoltura cerebral; 

- desenvolve a consciência de competição e a importância do saber ganhar x perder; 

- por se tratar de um jogo com regras (cada jogador tem que aguardar a sua vez de jogar) proporciona também noção de disciplina e respeito;

- incentiva a socialização já que o jogo depende de dois ou mais jogadores. 


E, sem falar no delicioso momento de prazer e interação entre pais e filhos. 

E então, que tal jogar um pouquinho em família? Garanto que você vai adorar! 

Fica a dica! 


Jogo da Memória em família! 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

PÉROLAS DO RAFA - bóg ou blog?


"Mãe, eu quero entrar no meu BÓG". 


Assim mesmo, sem o L, Rafa disse ontem a noite que queria entrar no seu blóg, quando se referia ao site da escola. 

Acho que está "nascendo" um futuro "boqueiro", ops, blogueiro, por aqui... 

É muita fofura! rs



terça-feira, 12 de maio de 2015

DIA DAS MÃES - Ufa! Sou mãe!

Ufa! Sou mãe!  
E não foi de repente que me tornei mãe. 
Planejei. Desejei. Esperei. 
E mesmo assim, querendo tanto, descubro a maternidade a cada dia. A cada fase dos meus filhos. 
Ninguém disse que seria fácil. 
Assim como ninguém disse que teria uma receita pronta de como sair de cada saia justa da vida. 

Ufa! Sou mãe! 
E como é lindo depois de 9 meses pegar seu bebezinho nos braços e reconhecer um pouquinho de você naquele serzinho tão pequeno. 
E como é tenso, ainda na maternidade, imaginar que você terá que descobrir as razões de um choro sem que ouça com palavras o que aquela criaturinha realmente quer. . 
E, aqui vale um parênteses, como pode um bebê tão pequeno chorar tão alto quando quer alguma coisa!
E como é gratificante você descobrir que, de uma hora pra outra, se tornará uma fera em fazer bebês pararem de chorar e reconhecer se aquele choro é de fome, de sono, de dor ou porque está na hora de trocar as fraldas. 

Ufa! Sou mãe! 
E de uma hora pra outra me tornei a pessoa mais culpada do mundo. 
Porque tudo (ou quase tudo) é culpa da mãe. 
"Ele é assim porque ela mimou muito"
"Ele é manhoso porque ela só fica com ele no colo"
"Ele não come chuchu com repolho porque ela não insistiu quando ele era pequeno"
E em nenhum momento a possibilidade de que chuchu com repolho pode ser repugnante para outros paladares é levada em consideração... 

Ufa! Sou mãe! 
E com o passar do tempo descubro que não sou só a pessoa mais culpada, mas também a mais julgada do mundo. 
"Você tem que ser forte e mandá-lo para o berçário aos 4 meses, afinal a vida é assim"
E aí você resiste, porque tem uma segunda opção que não o berçário. Mais aí rapidamente surgem outras soluções. 
"Ele precisa conviver com outras crianças. Está na hora de ir para escola"
E você escuta isso de uma, duas, três, dezenas de pessoas. E não concorda, afinal seu filho tem apenas 1 aninho, não sabe falar, está aprendendo a dar os primeiros passos e, sim, tem convívio com outros bebês durante o solzinho da manhã no condomínio onde mora. 
Aí o tempo passa mais um pouco e você já se tornou um ET para a sociedade. Afinal, seu filhó já tem 2 anos e ainda não vai para escola. 
"Você vai se arrepender. Ele vai ficar atrasado em relação às outras crianças"

E eu, como um ET assumido, não consigo entender o que será esse "atraso" levando em conta que meu filho acabou de nascer. E, pior ainda, que raio de corrida é essa que ele precisa competir com outras crianças para chegar a algum lugar. Se ele tem apenas 2 anos... 

E enfim, chega a hora deles irem para a escola. A média aqui foi com 3 anos. Matheus um pouco mais cedo. Rafael um pouco depois. Agora sim as pessoas ficaram felizes. São seres inseridos na sociedade. Até então eram ogrinhos bichos do mato que viviam na selva. Praticamente excluídos do mundo e da vida. Uma aberração. Não. Não eram. Eram crianças livres, felizes, que brincavam muito, que mexiam em massinhas, que espalhavam brinquedos pela casa, que corriam pelo prédio atrás de outras crianças, que apenas ainda não iam para a escola. Só isso. 

Ufa! Sou mãe! 
E assim como outras mães quantas bobagens já escutei desde que me tornei mãe. 
São julgamentos infundados como se a maternidade fosse uma receita de bolo. 
É meio que um raciocínio tolo assim "Se meu filho foi pra escola porque eu precisava voltar a trabalhar, todos os outros devem ir para eu não me sentir culpada". 
É um sentimento que chega a ser autoritário de acreditar que o o seu exemplo é o certo e o que deve ser seguido. 
Ok. Acredito que exemplos devem ser compartilhados, afinal podem ajudar outras pessoas. Mas apenas compartilhado! É aquele velho ditado, o que foi bom pra mim, nem sempre será para você baby! 

Ufa! Sou mãe! 
E descobri que é possível sim um coração bater fora do seu próprio peito. 
Senti na pele os significados das palavras abdicação, doação, renúncia. 
Aprendi que uma conquista do filho vale tanto quanto (ou até mais) do que uma conquista pessoal. 
Que é possível passar uma noite em claro com um filho doente e se manter firme e forte durante o dia seguinte porque ele ainda precisa de cuidados. 
Descobri que é possível passar um longo período sem comprar tênis novos, porque todas as vezes que você cogitou essa possibilidade percebia que os pezinhos do seu filho tinham crescido e precisavam de um par novo. 

Ufa! Sou mãe! 
E assim como todas as outras aprendo a ser mãe a cada dia. 
Não sou a melhor, nem a pior. Afinal, nesse papel de ser mãe não existe competição. Apenas somos as melhores mães que nossos filhos poderiam ter. E ponto! 

Esse post era para ser publicado no Dia das Mães. Mas no domingo eu estava muito ocupada sendo mãe, por isso ele vem só agora... afinal, dia das mães é todo dia, não? 


Ufa! Como é bom ser mãe! 

Mãe e filhos fazendo o que mais gostam: sendo feliz! 











segunda-feira, 11 de maio de 2015

TEM CRIANÇA NA COZINHA - Musse de Maracujá do Rafa

A comemoração de dia das mães aqui em casa foi antecipada para sábado. Meus irmãos e cunhadas vieram aqui no sábado a noite para prestigiar a minha mãe, já que no domingo nem todos estariam com ela no almoço. 

Mas, como acabou ficando tarde, Rafa não conseguiu esperar acordado até a sobremesa. 

Claro que guardei um pedacinho de cada uma pra ele comer no dia seguinte, mas, segundo ele mesmo, o que sobrou do MUSSE DE MARACUJÁ, que sua madrinha tinha preparado era muito pouco (e era mesmo! rs). 

Então ele passou o domingo me pedindo para fazer mais musse. 

E, hoje pela manhã, fomos pra cozinha. 

Mas que fique claro, nós dois fomos pra cozinha, mas quem botou a mão na massa mesmo foi o pequeno... Eu fui apenas uma ajudante na hora de abrir a lata, cortar a caixinha e encaixar o copo do liquidificador na base! rs

Aí está a receita do Musse de Maracujá do Rafa: 

1 lata (ou caixa) de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
A mesma medida de suco de maracujá (natural ou concentrado)
Bater tudo no liquidificador, colocar em tigelas e levar à geladeira. 

Tia Lili você já pode ficar orgulhosa do seu afilhadinho! Mãozinhas de cozinheiro desde pequeno! rs 

A seguir uma sequência do Rafa na cozinha! 










sexta-feira, 8 de maio de 2015

FAMÍLIA - Bicho estranho!

Sabe aquela história de que MÃE é um bicho estranho? De que a gente sempre sonha em ter um tempo só pra nós, em conseguir umas horas de folga e sossego, minutos de paz? Pois é... Conhece essa história, né? 

Acabo de descobrir que IRMÃO é também um bicho estranho. Eles vivem grudados, mas vez ou outra rola um estresse por algum brinquedo ou por alguma brincadeira. Normalíssimo, claro. As vezes o mais velho quer (e precisa) de alguns minutos de sossego para ler, se concentrar numa lição, assistir a um filminho, mas quase sempre o caçula está ali do lado, pentelhando, perguntando, questionando. 

Pois bem... hoje eu e Matheus tivemos nosso tão sonhado TEMPO LIVRE. Rafa foi logo cedo para um passeio com os amigos da escola. Hoje Mat pôde brincar, jogar, conversar, fazer lição, ler seu livro e tudo o mais que queria na santa paz. Eu também. Consegui escrever, ler um pouco, administrar coisas da casa. 

E aí? Sabe o que aconteceu? O que mais ouvi do Mat foi: "Mãe, a casa está tão quietinha sem o Rafa". Ele disse apenas o que eu já tinha pensado há muito tempo. E como nosso bagunceirinho faz falta. E como estamos acostumados a fazer tuuuudo juntos. E como é bom essa sensação de SAUDADE, de sentir falta, de reconhecer, que o AMOR está entre nós. 

E a certeza... como é bom estar em FAMÍLIA! 

E você, já sentiu falta de alguém hoje? 



Bicudos sentindo falta do nosso Rafa! 

Rafa feliz da vida a caminho do passeio

terça-feira, 5 de maio de 2015

DIA DAS MÃES - Rafa (NÃO) guardando segredo sobre o presente de Dia das Mães

Rafa sobre o presentinho que está preparando na escola para o Dia das Mães: 


Rafa - "Mãe tô fazendo um presentinho para te entregar no dia das mães. É muito legal. Você vai gostar, mas é surpresa. Não posso te contar. Mas eu posso te contar o que o Mat está fazendo, não posso?"

Eu - "Não, Rafa, acho que o do Matheus é surpresa também."

Rafa - "Não, mãe, a professora disse só que a gente não pode contar o que a gente vai dar. O presente do irmão tenho certeza que pode. Ele vai te dar um negócio cheiroso. Tipo um perfume. Mas não conta pra ele. E eu também não vou te contar que o meu presente vai ser igual ao do Mat... Mãe, você não escutou o que falei agora por último, escutou?"

Eu - "Não, Rafa! O que você disse mesmo? "

Rafa - "Ufa! Ainda bem que você não escutou que eu vou te dar a mesma coisa que o Mat..." - e saiu andando... 


Posso com isso? É muita fofura, ingenuidade e ansiedade num serzinho só! 

Que venha o Dia das Mães!!! 

Embora, eu continue achando que todo dia é dia das mães... rs 




Rafa  - 5 anos