domingo, 31 de agosto de 2014

4 PATAS - Rafa quer um cachorro!

Rafa e Bóris: amor infinito! 
Rafa é louco por cachorro. Aliás, Rafa é louco por animais. Ele é aquele tipo de criança que sempre tenta passar a mão no gatinho que aparece na sua frente, que tenta pegar o passarinho que está na gaiola, que não pode encontrar um cachorro no elevador, que vai sem medo (isso é um perigo!) acariciá-lo. E, claro, faz tempo que Rafa me pede um cachorro. Seu cãozinho, por enquanto imaginário, já tem nome: Bóris! E tem uma explicação para isso. Bóris é o shih-tzu do Gabriel, amigo do Matheus. Bóris é um doce, realmente. Para não dizer que nunca ouvi o Bóris latir, vi sim, uma única vez, outro dia, quando um cachorro grande, muito maior que ele, passou por ele na calçada, o danadinho latiu todo valente. O que me fez ter certeza de que Bóris é também um sem-noção, por que com uma mordida aquele cachorro poderia fazer um estrago nele... Mas fora esse lado valente, Bóris é calmo, tranquilo, um sossego em pess..., ops, em cachorro! 

Mas voltando ao Rafa, a relação dele com o Bóris é de encher os olhos de lágrimas. Toca o coração. Rafa ama o Bóris verdadeiramente. Ele segura, mexe, acaricia, dia desses ficou tirando umas folhinhas de árvore, que ficaram enroscadas no seu pelo (e, em seguida, colocou de novo, só para poder limpar o Bóris por mais um tempinho... rs). Em outra ocasião, pôde levar o Boris na coleira de um portão do colégio ao outro. Uma distância mínima. Mas Rafa se achou todo importante. Estava levando um cãozinho para passear. E não era um cãozinho qualquer, era o "Bóis", como ele insiste em dizer, já que o "r" fraco insiste em não sair de sua boquinha... Diz que o Bóris é fofo e todos os dias quer entender por que o Bóris, já um senhor de meia idade, usa fralda. E adivinha como chama o seu cachorrinho de pelúcia? Não preciso nem responder, né? 

Quando vamos pra casa do meu irmão, Rafa se encontra com outro amigo de quatro patas, o Lorenzo. O Lore é grandão, mais espalhafatoso, já deu uns sustos no Rafa com suas lambidas estabanadas. E o Rafa ficou com medo? Nem um pouco. Ele tem paixão por cachorros. Mais fácil Rafa ter medo de gente! E lá vai ele, todas as vezes, junto com o padrinho levar o Lorenzo pra passear. E sempre volta para casa pedindo um cachorrinho para chamar de seu. 

Rafa e seu novo amigo soteropolitano: um dos
muitos cachorros que se aproximaram
do meu pequeno na praia. 
Por enquanto Rafa não terá um cachorrinho. Temos muita consciência do trabalho e da responsabilidade em ter um animal de estimação e, nesse momento, não é a hora. Mas, confesso, meu coração fica apertadinho de negar esse pedido tão especial. Matheus quando tinha seus 2, 3 anos também pedia um cachorro. Mas, embora também goste de animais, não é tão fissurado como o irmão mais novo. Os pedidos do Mat foram passageiros. Mas do Rafa acho que não será... Rafa tem um amor especial pelos animais. Ele pode estar no meio de uma brincadeira, se um cachorro surge, ele para tudo e vai dar atenção ao bichinho. Recentemente estivemos na praia e notei que sempre que aparecia um cachorro era para o lado do Rafa que ele ia. Como se o bichinho sentisse (e acho que sente mesmo) que aquele molequinho ali tem um coraçãozinho especial. Um CÃOraçãozinho. 


Com a cara mais lavada do mundo outro dia tentei negociar e ofereci a ele um aquário com peixe. Ele aceitou, mas rapidamente respondeu: "Eu quero o peixe. Mas depois um cachorro. E um gato também!". E completou: "Imagina, mãe? Nossa casa vai ficar incrível!!!"


Enquanto resisto aos pedidos do Rafa, me convenço cada vez mais dos benefícios de se ter um animal de estimação em casa com criança. A seguir, alguns desses benefícios listados no site da ONG SOS Casa de Acolhida: 


- RESPONSABILIDADE - Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do bichinho e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até a morte. E nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, a criança aprende a lidar com a perda, com a dor. 

- RELACIONAMENTO - A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito. 

- DESENVOLVIMENTO FÍSICO - Os animaizinhos também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre. 

- SAÚDE - Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções. 

Convencida estou, resta a coragem de trazer um amiguinho de quatro patas para fazer parte da nossa família. 

Paixão do Rafa por cachorro!
Amor sem fim pelo Bóris! 





Fonte: site www.acolhida.org.br

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PIZZA: Tem criança na cozinha!



Sexta-feira, dia da pizza por aqui! Mas com gostinho duplamente especial dessa vez. 

Os "pizzaiolos" foram eles. Isso mesmo, Matheus e Rafael "assumiram" o comando da cozinha e prepararam as mini redondas da família. 




Claro que a mamãe aqui deu uma mãozinha. Entreguei a cozinha pra eles com o molho pronto, os recheios cortados, separados e prontinhos pra FARRA... ops, culinária começar! Na verdade a mãe virou a assistente e os grandes chefs foram os meninos! 

Rafa, como já era de se esperar, foi o mais empolgado. Fez as deles, as do pai, as da mãe. Só não fez as do Matheus por que o grandão não deixou. Meu pequeno não é só bom de garfo (comilão que só ele) como também adora "brincar" de cozinhar. É curioso e A-DO-RA misturar ingredientes, experimentar novos sabores, não tem medo de novas descobertas gastronômicas! Tanto, que fez uma pizzinha pra ele mesmo com tudo! Misturou de tudo um pouco e mandou ver... Disse que ficou "Incrível!". Palavras do mini-chef! 




Matheus, o mais apaixonado por pizza da casa, fez as suas com muito capricho e menos, digamos, invenções que o irmão. Pra ele mussarela é mussarela. Calabresa é calabresa e não rola um X-Tudo de mistureba como o irmão. Mas adorou também a farra e no final confessou: "Muito bom comer a pizza que eu mesmo fiz!". 



Ponto pra bagunça! Brincadeira gostosa, família reunida na cozinha, jantarzinho mega simples e mais que especial. E quem disse que não tem cultura também? Rafa aprendeu mais sobre a origem de alguns ingredientes, queria saber como era feito o molho de tomate, por que o orégano e o manjericão dão um toque especial na pizza. Mat queria entender por que não podemos comer pizza todos os dias! 

Não é a primeira vez que a molecada vai pra cozinha aqui de casa. E, certamente, esse momento "Tem criança na cozinha" se repetirá muitas e muitas vezes ainda por aqui... 

No final, um chef se revelou: "Mãe, quero ter um restaurante quando crescer!", garantiu o Rafa, se achando o cozinheiro aos 4 anos de idade! 

Resta esperar... quem viver, verá! 

Mais algumas fotos dos meus pizzaiolos: 



Rafa: misturando os ingredientes!


Mat: muuuuuuuita mussarela! 


Hora de comer!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MATERNIDADE - Quem disse que seria fácil?

Carta de uma tia para uma sobrinha que está prestes a ficar cara a cara com seu primeiro filho. 


Ninguém nunca te falou, mas filho cansa. Todo mundo insiste em dizer que a maternidade é cor de rosa, que a mulher vive um momento de plenitude, que ter um bebê nos braços é esplendoroso. E realmente é. Mas não é assim 24 horas por dia. Bebês choram e, alguns, choram muito. Bebês tem fome e precisam ser alimentados, muitas vezes a cada três, duas ou até de hora em hora. E a mãe tem que estar lá, firme e forte para alimentar sua cria. Por que ela o ama e quer vê-lo crescer e sabe da sua necessidade. Mas não me diga que ela tenha que fazer isso com sorriso nos lábios, penteada e cheirosa, como nos comerciais de margarina. Muitas vezes o dia passa e você se dá conta que sequer tirou o pijama. Escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar um banho um pouco mais prolongado passam a ser desejados pela nova mãe, que nem sempre consegue fazê-los com a calma e naturalidade que realizava antes do bebê nascer. Nem sempre ou quase nunca, pra ser bem sincera. 

A amamentação é sublime e deve ser sim incentivada. Mas ninguém diz que os seus peitos vão rachar, que muitas vezes podem até sangrar, que você vai sentir uma dor do cão quando aquele bebezinho pegar de jeito no seu bico. Dói. Dói muito. Na primeira semana você pode ficar à beira do continuar ou desistir. Lágrimas chegaram a escorrer dos meus olhos por conta da dor. E uma sensação de fraqueza absurda tomou conta de mim. "Como assim? Por que estou sofrendo se todo mundo diz que amamentar é lindo? É prazeroso? Será que não sou capaz?". Passadas as primeiras semanas você realmente vai descobrir a tal plenitude do amamentar. Mas, lembre-se, terá que remar muito forte para superar essa maré brava. 

A maioria dos bebês tem cólicas. E você sabia, que geralmente, elas surgem a noite e na madrugada? É... depois que sua mãe, sua vó, sua melhor amiga foram embora. E nessa hora é você e ele (e o pai, claro, que deve ser presente nessa hora). E aí você tenta botar em prática todas as receitas que ouviu durante os nove meses de gravidez e parece que nada funciona. Seu corpo está cansado, você passou o dia trocando fraldas, não dormiu direito na noite anterior, quando tentou esticar as pernas por alguns minutos, ele chorou de fome. Você não descansou e agora, bem quando o que mais você queria era se entregar nos braços de Morfeu, ter um sono gostoso e tranquilo, ele tem dor. E é só você que pode ajudá-lo. E nessa hora você lembra que é filha e que o que mais queria era o colo da sua mãe nesse momento... Quando o Matheus, meu primeiro filho tinha poucos dias de vida, recebi a visita de uma amiga que disse: "Passa rápido. A cólica vai até os 4 meses!". Fiquei paralisada. Se eu estava morta na segunda semana do pós parto, como assim teria que esperar mais 3 meses pela frente? Parecia o fim! Mas só parecia... Realmente a cólica passou e hoje nem lembro quantas crises foram, como foi não dormir direito, como descobrimos qual a melhor forma de acalmá-lo e deixá-lo mais quentinho e confortável. Seguro e sem dor. Só sei que descobrimos e tudo passou. 

E quando você pensa que está livre da temida cólica, surgem os dentes e com eles as noites sem dormir, os choros, as angustias novamente. E as febres, o primeiro resfriado, as alergias e intolerâncias disso e daquilo. Ter um filho é como estar no mar, remando contra a maré. Mar bravo. Ondas fortes. Que tentam te derrubar a todo instante. "Meu Deus, quando isso vai acabar?" Digo: não vai! Filho é pra vida toda! E as fases mudam, as angustias e preocupações também. As necessidades são outras, mas você não nasceu mãe, lembra? Portanto terá que aprender ao longo da vida a lidar com cada situação. É como um jogo... um passo pra frente, dois pra trás, bônus de experiência, prêmio por alcançar o objetivo e assim tocamos o barco. E digo... o saldo é positivo, mesmo diante de tantos altos e baixos! Acompanhar o seu crescimento, ver o primeiro sorriso, presenciar o seu despertar depois de um sono gostoso é hipnotizante! É sua cria! É seu filhote! É parte de você! É seu coração batendo fora do seu corpo! É apaixonante! 

A maternidade é mágica. E a escola dela é a vida. Triste de quem não se arrisca nessa aventura e não se joga nesse mar para navegar. A maternidade é amor, é descobertas, é aprendizado, é sentir-se forte e fraco em questão de segundos. É ter dúvidas, é ter certezas, é aprender a dar um passo de cada vez. É acreditar em você. É descobrir-se. É dar mais valor para o seu feeling. É reconhecer-se em outro ser. 

A maternidade é difícil, mas é recompensadora! Não pense que será fácil, pois não será. E a ideia não é assustá-la logo agora que está estasiada aguardando a chegada do primeiro filho. É trazê-la pro chão, tirá-la das nuvens, para que você curta com plenitude cada fase, que é sim passageira. 





Eu e Matheus, com 5 meses

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Um trio (mãe e dois filhos) explorando a Bienal do Livro de São Paulo!

Rafa e Mat: explorando a bienal!
Hoje encaramos a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Mochila nas costas com água e bolachinhas (quem tem criança pequena sabe do que estou falando; eles sentem fome nas horas mais inesperadas), tênis confortável nos pés e lá vamos nós três, mãe e filhos, para mais essa aventura. Aventura mesmo! Que começou pelo transporte. Optamos por metrô (eles amam!) e ônibus gratuito oferecido pela própria Bienal. Ponto positivo nesse quesito! Pegamos o ônibus ao lado da estação de metrô Tietê, havia sim uma fila considerável de pessoas, mas são vários veículos, um atrás do outro e, com isso, o fluxo de pessoas gira rapidinho. Funcionou super bem. Confortavelmente, em menos de 10 minutos dentro do ônibus, já estávamos na frente do Anhembi. Aliás, esse ponto positivo faz um contraponto com um negativo, na minha opinião. O valor do estacionamento da bienal é um escândalo: R$ 40,00! Precisa ter coragem ou muita necessidade para encará-lo. 

A entrada estava tranquila, mas acredito que o horário também ajudou, chegamos por volta das 10h de uma terça-feira, então não era de se esperar muito tumulto por ali. O valor do ingresso também é muito acessível (R$ 12,00) e é oferecida meia entrada para algumas situações como estudantes e comerciários com carteirinha do Sesc, por exemplo. Criança até 12 anos não paga, o que é mais bacana ainda, afinal o objetivo é (ou deveria ser) o incentivo à leitura, certo?. A surpresa veio quando pisamos dentro do pavilhão. Tinha sim, muita gente já lá dentro! Muitas excursões de escolas, crianças uniformizadas andando em filas com seus professores. Um ou outro estande mais cheio, mas nada que atrapalhasse a visita. Outro ponto positivo! Delicioso ver tanta criança e adolescente "mergulhados" no universo literário. Lindo de se ver! Energia boa no ar! 

Rafa e Peppa: a porquinha famosa!

Anda daqui, espia dali, e assim fomos "gastando sola de sapato" pelos corredores da bienal. Algumas coisas bacanas, outras nem tanto. Quando os meninos viam algo que chamava suas atenções, pediam pra entrar, mexer, comprar. Se eu tinha alguma dúvida da popularidade da porquinha Peppa, não tenho mais. Fiquei impressionada com a quantidade de estandes de livrarias e editoras com livrinhos da personagem e sua família. A maioria deles, confesso, bem bobinhos. São livrinhos de atividades, alguns livrinhos de estórias mais divertidos, mas era Peppa pra todo todo. O grande fã da porquinha aqui de casa, não deixava uma sequer passar despercebida... rs 






Meninos ganhando autógrafo da autora
A surpresa boa da vez veio de um estande pequeno, super despretensioso, mas com uma autora muito simpática, que nos chamou para conhecer seu livro. Sim. Ela mesma nos "laçou" no corredor e, com um jeito muito gostoso nos contou um pouco do enredo da história do seu livro infantil "Lili, a estrela do mar". Os meninos, depois confessaram que ficaram felizes por conhecer uma autora de pertinho e por trazer pra casa um livro autografado por ela. O que me deixou feliz também, afinal é sinal que eles valorizam os autores. Que legal!  Ponto pra simpatia da Katia Machado Pino, autora do livro, que será nossa próxima leitura em família! 



Mat desenhando no papel camurça

As atividades que alguns estandes reservam pra molecada também agradou os meninos. Nesse aí da foto ao lado, eles faziam desenhos livres em folhas de papel camurça e suas imagens eram exibidas numa tela de TV. Em outro estande, puderam entrar numa biblioteca móvel montada dentro de um caminhãozinho. Criatividade, diversão, descoberta e lazer reunidos num só lugar. Ponto pra diversão! 





Nanotecnologia: até o nome era
difícil para falar!

Mas não parou por aí. 
Uma unidade móvel de nanotecnologia chamou a atenção do Rafa! E nem a fila de pessoas para entrar no veículo fez meu pequeno desistir de conhecer aquele "caminhãozinho" por dentro. E lá vamos nós aprender um pouco mais sobre ciência! E, para quem achava que eles não entenderiam nada, a surpresa: os dois se divertiram com as explicações e em poder circular pela unidade móvel, que reunia microscópios e produtos onde a nanotecnologia foi usada. Ponto para diversão e por apresentar novos conhecimentos de uma forma didática e divertida.







O que veio da Bienal com a gente este ano!



No final, com a mochila um pouco mais pesada, trazendo alguns livrinhos escolhidos na Bienal, voltamos pra casa. Mas não antes de passar pelo pipoqueiro e comprar "aquela" pipoca doce, que eles sentem o cheiro de longe...


Cansados? Sim, estamos os três bemmm cansados, mas valeu o passeio. Em 2016, tem mais!


















ACIDENTES - O perigo está dentro de casa!

Ontem durante a aula de natação dos meninos fiquei sabendo que uma amiguinha do Matheus perdeu a visão do olho direito aos 4 anos (hoje ela tem 8). A descoberta foi um susto e uma surpresa. Uma surpresa por que ela usa uma prótese de silicone perfeita, na mesma cor dos seus olhos, que não revela em momento algum que ela tem essa deficiência. E um susto por imaginar que o que aconteceu com ela poderia ter sido com qualquer um de nós, inclusive com meus filhos. 

A história que ouvi ontem e que encheu meus olhos de lágrimas e deixou meu coração pequenininho é a seguinte. A garotinha, que mora em um sobrado, subiu as escadas até o andar superior da casa e, na hora de descer, escorregou e caiu. A queda foi agravada por que bem na curva da escada, que segundo a pessoa que me contou é até larga e espaçosa, tinha um vaso de vidro. Isso mesmo! A menina caiu de cara no vaso, que quebrou no mesmo instante. Os pedaços de vidro perfuraram seu olho e entraram na sua cabeça. A menina passou por cirurgia para retirada do vidro que havia se alojado dentro do crânio, graças à Deus sobreviveu (ela corria risco de vida!), mas perdeu a visão do olho direito. Hoje, 4 anos depois do ocorrido ela vive como uma criança normal. Anda de bicicleta, faz natação, vai à escola, é inteligente e não teve nenhuma outra sequela a não ser a perda da visão. O que já é muito... 

Mas essa história triste e ao mesmo tempo de luta me deixou com o coração apertado e com
Bebê no carrinho: sempre com o cinto
afivelado para evitar queda! (Na foto:
Matheus bebê!)
uma certeza: o perigo mora, muitas vezes, dentro das nossas casas! Temos tanto receio do "mundo lá fora"! Muitas vezes protegemos demais nossos filhos do que consideramos perigoso, mas não nos damos conta que um simples objeto de decoração pode ser uma grande ameaça se estiver no lugar errado e ao alcance das crianças. 


Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. 

Estimativas mostram que a cada morte, outras quadro crianças ficam com sequelas permanentes que irá gerar provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras à essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS. 


A seguir, uma relação de alguns cuidados importantes para se ter dentro de casa, quando se tem criança: 

1 - Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. 
2 - Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos. 
3 - Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta opte por redes de segurança ao longo dela. 
4 - Cuidado com o chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas pelo SUS, as crianças caíram no mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios. 
5 - Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer. 
6 - Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outra opção, instale grades de proteção nas laterais. 
7 - O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas. 
8 - Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante. 
9 - Proteja as tomadas com protetores específicos e oriente seu filho a não colocar dedos e objetivos em tomadas. 
10 - Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado. 11 - Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão. 
12 - Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos. 
13 - Para uma criança se afogar, bastam 2,5cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes, tanque, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada. 
14 - Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança. 
15 - Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo. 
16 - Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamento s com balas e doces. 
17 - Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários. 



Matheus no seu "cafofo" no chão: nada de objetos com
pontas, vidros ou qualquer coisa que pudesse causar
algum risco! 

Olhos abertos! 

Qualquer deslize, pode ser fatal. 

E, como dizia minha vó, "não adianta chorar o leite derramado"!. 

Bora proteger nossas crianças com responsabilidade e muita atenção! 
















Fonte: Site Ong Criança Segura - www.criançasegura.org.br






segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bom dia com a PEPPA!

Bom dia para você que também acorda com a família da Peppa Pig! 

Por aqui a porquinha mais famosa do momento está presente em quase todos os momentos! 

E, claro, sempre no café da manhã! É Peppa na TV e Peppa na caneca! Segundo o dono da caneca (digo: o Rafa), o café com leite ficou muuuuuuuito mais gostoso! rs 

Bom dia segundona! Boa semana a todos! 





sábado, 23 de agosto de 2014

SKATE - Por que a vida sempre pode ficar melhor!


Porque eles são curiosos e tem sede de descobertas. 

Porque eles são meninos e adoram uma nova aventura. 

Porque eles são cheios de vida e tem muita energia pra gastar. 

Porque eles são felizes e, a cada dia, deixam a vida (deles e a minha!) mais e mais alegre. 

Porque com eles tudo fica mais colorido, mágico e com gostinho de quero mais. 

Porque com eles até andar de skate parece fácil... Primeira tentativa do Rafa hoje! E não é que o danadinho conseguiu se equilibrar!

E, assim, foi nosso sábado "radical"! Bora ser feliz minha gente! 

E que venha o domingo!

Porque a vida sempre pode ficar melhor! 

E não precisa muito para ser feliz!!! 


Mat e Rafa - versão skatistas! 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AGENDA - Bienal do livro começa hoje! Vamos?

Começa hoje a 23a edição da BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO. Até o dia 31 de agosto uma verdadeira avalanche de títulos dos mais variados assuntos e editoras invadem São Paulo. E tudo juntinho num mesmo lugar. O evento mescla literatura e diversão, negócios, gastronomia e cultura. São cerca de 480 expositores espalhados em um espaço de 60 mil metros quadrados. 

A Bienal faz parte da nossa vida há muito, muito tempo. Matheus começou a frequentá-la desde quando ainda vivia no sossego da barriga da mamãe... E o passeio é sempre um momento especial em família. Em 2010, quando Rafa ainda era um recém-nascido, fomos só eu e Mat em busca de novas "aventuras literárias". E o passeio rendeu (como sempre rende!) muitas histórias pra contar. Em 2012, foi a vez do Rafa conhecer a Bienal... E como meu pequeno, então com dois anos, corria de um lado pro outro no meio da "livraiada"... 


Além dos livros, que são, claro, as estrelas do evento, há muita diversão também pro público infantil. Vale a pena conferir a programação das editoras, no próprio site da bienal, e tentar se programar para uma das atividades oferecidas... É muita cultura, entretenimento e diversão num só lugar. E uma oportunidade bacana para incentivar a leitura de uma forma bem bacana...

Claro, que vale a pena ir com a molecada em horários alternativos, fugir dos horários de pico, quando a bienal fica muito tumultuada. Mas, palavra de uma mãe que leva os filhotes desde sempre: vale o passeio! 



O difícil é escolher o que comprar e não cair na tentação do consumo! 

Fica a dica do passeio para os próximos dias! 



SERVIÇO: 

Quando? 
De 22 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h. Dia 31 de agosto, das 10h aàs 21h (entrada até às 19h nesse dia). 

Onde? 
Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana. 



Informações sobre ingressos, expositores e programação:  www.bienaldolivrosp.com.br


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SER MÃE É... levar, sem querer, brinquedo pro trabalho!

SER MÃE É... encontrar um carrinho de Hot Wheels no bolso da calça quando chega no trabalho... e lembrar o quanto seu filho é traquina e alegra o seu dia mesmo estando longe! 




Carrinho do Rafa "apareceu" no meu bolso!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

20 ANOS - Como o tempo passou!

Vinte anos! Como o tempo passou... E pensar que 20 anos atrás não tínhamos a menor ideia do que passaríamos juntos, do caminho que trilharíamos, das dificuldades que surgiriam pelo caminho e dos muitos momentos de alegria que estava reservado para nós. 

Deus foi muito generoso quando colocou você no meu caminho. E, olhando pra trás, que linda nossa história, não? Que tenhamos muitos "20 anos" pela frente. Que o respeito, o amor e a harmonia esteja sempre presente. Que sejamos felizes com muito ou pouco. Que saibamos tocar o barco da melhor forma possível. Que tenhamos sempre sabedoria para fazer as escolhas certas. 

Te amo. E como é bom, depois de 20 anos, poder repetir isso com tanta intensidade. 

Você tornou meus dias mais alegres. Com você a caminhada fica mais suave. Obrigada por compartilhar da sua alegria e bom humor comigo diariamente. Obrigada por me dar os melhores presentes que eu poderia ter ganhado na vida: Matheus e Rafael! E muito, muito obrigada por ser um super parceiro na hora de educar essas duas figurinhas. 

Te amo hoje. E sempre. Por que "quando a luz dos olhos meus, e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar... Ai que bom que isso é, meu Deus... que frio que me dá... o encontro desse olhar..."




Tantos momentos, que não cabem numa só montagem.
Apenas uma amostra do que já vivemos juntos!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

FILHOS - Quando os opostos se atraem!

Sabe aquela história de que os opostos se atraem? Entre nós dois, eu e Matheus, ela cai como uma luva. Ontem a noite estávamos estudando para sua primeira prova da semana: Língua Portuguesa. Ele detesta! Eu amo! E, no meio daquela situação, digamos, delicada, em que ele mesclava dor de cabeça (pra não enfrentar a realidade!), dor de barriga (hiper ansioso com a prova!) e uma vontade louca de fugir dos estudos comecei a pensar o quanto somos diferentes, embora tenhamos sim muitos pontos em comum. 

Começando pela escola, meu moleque gosta dos números. Tem uma facilidade incrível em fazer continhas de cabeça. Somar e subtrair fazem parte da sua vida até nas brincadeiras. Ele gosta. Tem familiaridade. Se sente em casa com os números. Eu detesto! Sempre detestei. E muitas vezes me questionava "Por que tenho que aprender isso?". Mas seguia meu caminho, tentando fugir das exatas. Acho que foi o primeiro sinal, ainda na minha infância, que o jornalismo começou a surgir como uma luz no fim do túnel... rs

Amo língua portuguesa. Escrever sempre foi uma paixão. Paixão que invadiu minha vida desde muito pequena. Eram as minhas lições de casa favoritas. Redação então, o meu porto seguro. Era quando podia viajar sem sair de casa. Dar asas à imaginação numa folha de papel. Já, Matheus, tem outro ponto de vista... Lições de casa de português são as mais chatas para ele. Redação então, o fim do mundo. "Pra que preciso fazer esse texto?" escuto do meu menino, que enrola com lápis em punho e tem uma dificuldade imensa de dar o ponta pé inicial no seu texto. E tento passar meu amor pelas letrinhas, mas o que escuto é "Gosto mesmo é dos números!"

Na comida é a mesma coisa. Eu gosto de doce, ele de salgado. Apesar disso, ele não dispensa um chocolate, que, dentre os doces é o que eu menos gosto. Amo canjica. Ele, detesta. Pra mim, panqueca de palmito. Pra ele, só de queijo. Arroz com feijão todo dia cansa. Pra mim, que fique claro, pra ele, pode ser todo dia, de domingo a domingo. 

Voltando à escola, sua matéria favorita é educação física! Exatamente aquela disciplina que eu adorava fugir nos tempos de escola. Se tiver uma bola rolando então, ele ganhou o dia. Adora brincadeiras com bola, seja futebol, queimada ou qualquer atividade que inclua a pelota. Eu nunca tive a menor habilidade com a redonda. Uma verdadeira catástrofe, que me distanciava cada vez mais da danada. 

Matérias objetivas e que demandam uma aula prática são seu forte. Ama robótica. Gosta de artes. Gosta de botar a mão na massa. De correr de um lado pro outro. Atividades que usem o corpo principalmente. Ah, como eu era diferente... se eu pudesse ficava com os livros, com os textos, mergulhava no passado com as aulas de História e me deliciava com os textos nas aulas de Português. 


Artistas: Mat e Rafa fazendo "arte" com tinta!
Ele ama também tudo que envolva raciocínio lógico. Por isso se encontra na matemática, na robótica, no jogo de xadrez e nos inúmeros jogos de raciocínio que tem em casa. Eu raciocino mais se for pra juntar as letrinhas e não os números... 

Ele, aos 8 anos de idade, ama carro. Sabe onde fica o acelerador, a embreagem, o freio e como ajeita banco e retrovisores. Eu, com 8 anos, só reparava que o carro tinha espelho pra eu dar uma olhadinha no cabelo... 


Ele ama água e piscina cai bem até gelada. Eu fujo de água e se for fria pior ainda. 

E assim seguimos os nossos caminhos... descobrindo nossas diferenças e ajudando um ao outro a descobrir um pouquinho de prazer pelo que a princípio não gostamos nem um pouco. "Mãe, como pode você não gostar de matemática?", escuto dele. "Matheus, juntar letrinhas e fazer um texto é mágico!", digo a ele. 

Ele tão racional. Eu tão emoção. 





sábado, 16 de agosto de 2014

Fórmula 1, amigos e chocolate: assim ele festejou seus 8 anos no colégio!

Ontem foi dia dele comemorar seus 8 anos com os amigos do colégio. Como nasceu em mês de ferias, não tem jeito, a comemoração com os amigos ficou pra agora, retorno das aulas. E como ele saiu feliz do colégio... Reunido com os seus amigos do coração, com o tema que ele tanto queria e adora (Fórmula 1), ao lado do irmão (que invadiu a festa dos grandes!) e com muito, muito chocolate, do jeitinho que ele gosta. 

Abaixo as fotos, que mostram que a felicidade estava no ar!!! Muito obrigada aos pais e mães, dos amigos do Mat, pelo carinho. 

Parabéns, Mat. Que seu caminho seja repleto de luz, saúde e sabedoria. Que a alegria seja consequência dos seus atos e a felicidade uma constante em sua vida! Te amo hoje e sempre! E mais um pouco... 


























sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MATHEUSZICES - O tubete e a rodete!

Enquanto organizávamos os mimos pra decoração da festa do Matheus no colégio, eis que surge mais uma pérola para série "Matheuszices": 


Mat - "Mãe, por que esse tubo chama tubete?"

Eu - "Não sei. Acho que por que parece um tubo de ensaio... "

Mat - "Ah, tá. Então já sei... esse outro potinho aqui (aquelas latinhas de balas mint to be) chama rodete. Acertei??"






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ESPELHO - De repente me enxerguei no meu filho!

De repente você para pra observar e se enxerga nos gestos e manias daquele pequeno serzinho que saiu da sua barriga. Não estou falando das coisas que a gente ensina, das lições de respeito, moral e costumes. Estou falando mesmo é dos hábitos do dia a dia. Aqueles, que muitas vezes, nem você mesma se dá conta que faz. É como se seu filho se tornasse um espelho (em algumas situações, não todas, claro!) e te faça repensar e se enxergar melhor... 
Tênis amarrado mesmo fora
dos pés: mania da mamãe!

Quer ver um exemplo? Eu sempre tive o hábito de chegar em casa e tirar o tênis sem desamarrar os cadarços. Sempre! E isso sempre incomodou o maridão (xi, contei! rs), que dizia que estragava o sapato, que não era o certo e blá blá blá. E não é que, um hábito que ele detesta em mim (sim, por que em todo casal tem uma ou outra bobeirinha que um não gosta que o outro faça, certo?!) "contaminou" seu filho? Matheus nunca escutou o pai reclamar do meu costume, massss faz o mesmo todos os dias quando chega do colégio. E o pai? Ah, o pai não gosta, mas acho que desistiu de tentar "consertar" esse hábito da esposa e, agora, do filho!

Mas me vejo neles em outras situações também. O jeitinho do Matheus dormir encolhido, como se sempre estivesse com frio. A forma como os dois deitam largados no sofá com as pernas pra cima para assistir TV (essa já rendeu até uma volta ao passado da vovó, que lembrou da filha ainda pequena!). A desorganização do Rafa, mesmo quando tenta ser organizado (eu!) e a organização do Mat, mesmo quando quer fazer bagunça (o pai!). 

São costumes corriqueiros, hábitos diários que adquirimos ao longo da vida e que não são "ensinados"... são adquiridos espontaneamente. Alguns são engraçados, outros nem tanto e nos fazem repensar em nossas próprias manias. 

E tem também os medos, os pontos-fracos, sim, aqueles, que a gente queria se livrar e, de repente, aparecem nos filhos. Rafa, por exemplo, tem um medinho de água, que me incomoda. E por que, me incomoda tanto? Por que eu tenho muito medo de água e  sei o quanto isso é ruim! Quero muito que ela vença esse medo enquanto ainda é pequeno... E já está vencendo, meu grandão!

Disso tudo, a certeza: que essa ligação entre pais e filhos é muito, muito mais forte do que podemos imaginar! 

E você, já se "enxergou" no seu filho(a)? 



terça-feira, 12 de agosto de 2014

AGENDA - Estão abertas as inscrições para a Corrida Cartoon - 2014!

José Carlos, Gabriel, Reginaldo, Matheus e Rafa:
os corredores reunidos depois da corrida, de 2013.

As inscrições para a quarta edição da Corrida Cartoon 2014 já começaram. O evento é destinado ao público familiar. As provas são em dupla, sendo que esta deve ter como integrantes obrigatoriamente um adulto acima de 18 anos como responsável e uma criança de 4 a 14 anos como participante. As categorias são definidas pela idade completa da criança e determinará a distância a ser percorrida e o horário da largada:  





CATEGORIAS: 

4 anos - 1 km - 8h00 
5 a 6 anos - 1 km - 9h00
7 a 9 anos - 1,5km - 10h00 
10 a 12 anos - 2km - 10h30 
13 a 14 anos - 2,5 km - 11h00


Este ano as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet através do site oficial do
Pai e filho: Matheus puxando o pai minutos
antes da largada, em 2013!

evento (www.corridacartoon.com.br) e terão o seguinte custo que englobarão a inscrição e o kit: 


R$ 89,00 até o dia 21 de agosto de 2014 
R$ 99,00 até o dia 4 de setembro de 2014
R$ 109,00 a partir do dia 5 de setembro de 2014

As inscrições encerram quatro dias antes da data do evento ou quando atingir o número máximo de 3 mil crianças. 

O kit é composto por camiseta infantil + camiseta adulto + elástico (que será fixado nos braços das duplas corredoras) + sacochila + chip para cronometragem da prova + possíveis materiais promocionais dos patrocinadores do evento. A entrega dos kits será na loja Ri Happy do Shopping Villa Lobos entre os dias 18 e 20 de setembro, mediante apresentação do protocolo de inscrição. 


Antes e depois da corrida, em 2013: muitas
brincadeiras pra molecada!


Todas as crianças que concluírem a prova receberão medalha personalizada de participação do evento. 


E aí, se animou pra participar dessa corrida? Então bora treinar para conseguir fôlego para acompanhar o filhão ou a filhona! 






Informações da Corrida: 
Quando - Dia 21 de setembro - domingo 
Onde - Jockey Club de São Paulo
Horário: das 7h30 às 12h