segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MEDALHA NO FUTEBOL!

Matheus não é nenhum "fenômeno" no futebol, mas adora participar das aulas do esporte na escola. Adora seu professor Bruno. Adora a farra com os amigos durante o treino. Faz seus golszinhos de vez em quando. Outras vezes fica no gol. Não demonstra querer ser um jogador profissional, como alguns outros meninos da sua turma que levam "a coisa" super a sério. É farrista. Mas é também competitívo. Vai pra cima. Chuta pro gol. As vezes a bola chacoalha a rede... e ele vibra com emoção. Outras não... vai pra fora, bate na trave, e tudo bem, o jogo continua. Não sofre com a perda. Não fica frustrado. E sai feliz... suado, fedido, sujo... mas muito feliz. Esse é o meu Matheus que acaba de receber hoje sua primeira medalha no futebol! Parabéns filho!

Matheus e o "tio" Bruno: primeira
medalha no futebol!


Rafinha e Matheus: "los hermanos" com a
camisa da Argentina!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RANGER OS DENTES - Decisões dificeis para uma simples mãe!

No "exercício" de ser mãe nos deparamos, muitas vezes, com situações delicadas e momentos onde temos que tomar decisões, que nem sempre são fáceis. Mas não tem jeito. Tem horas (e são muitas, diga-se de passagem) que não dá pra "pular" ou "deixar em branco" como num jogo. Temos que decidir e correr sim o risco de ter tomado a decisão errada.

Matheus tem bruxismo (range os dentes enquanto dorme, para quem não sabe). O diagnóstico foi confirmado em julho. A dentista percebeu, na época, que os dentinhos já estavam mais gastos do que deveriam. Diagnóstico confirmado foi a hora de entrar em ação. A pediatra, que é também homeopata, entrou com medicamento fitoterápico. Dez gotinhas três vezes ao dia. À princípio por três meses para observar. Mas é dificil observar. Afinal eu também durmo, enquanto meu filho dorme. Vez ou outra a pediatra perguntava: "Matheus parou de ranger os dentes?". Não sei, doutora. Pelo menos não tenho ouvido - disse algumas vezes. Os meses passaram. Matheus está menos ansioso (ah... não disse aqui, mas a possível causa do seu bruxismo é a ansiedade. Ela mesma, que tb vive atormentando esta mãe aqui!). Matheus faz terapia há um ano. Semana retrasada a psicóloga também disse que está feliz com o andamento dele. Ela também acha que ele está menos ansioso também. Notícia boa.

Enfim, o fato é que na semana passada, quando acordei para pegar o Rafa que chorava no berço, escutei o Matheus ranger um pouquinho. Mexi nele e logo ele parou. Fiquei um pouquinho de "plantão" e ele dormiu, silencioso. Na noite de domingo para segunda acordei com um barulho que parecia uma "mini britadeira" (exageros à parte!). Era meu filho rangendo os dentes. Fiquei assustada. O barulho era tão alto que acordei, no quarto ao lado. Fui até lá. Mexi nele. Parou. Começou em seguida. Muito forte. A sensação é péssima. Parecia que ele quebrar os dentinhos a qualquer momento. Acordeio-o. Ele parou. Mas voltou a ranger tão forte quanto antes. Era pouco mais de 3 e meia da madruga. Não consegui dormir mais. Pode parecer bobagem, mas fiquei realmente assustada. De manhã, liguei pra pediatra e a orientação foi aumentar a dose do remédio à noite e ligar para a dentista. E foi o que fiz. Na quarta a dentista o examinou. Tudo indicava que ela já ia tirar o molde para fazer a plaquinha (essa plaquinha impede dos dentes baterem enquanto a criança dorme). Só que quando ela olhou a boquinha dele, viu que os dois dentinhos permanentes que estão crescendo estão tortinhos, sem espaço, já que eles  são maiores do que os de leite. Saí de lá com uma papelada imensa de solicitação de exames para fazer "aparelho". Como assim aparelho, perguntei. Ele não ia usar plaquinha? "É", disse ela, "Mas nesse caso a recomendação é usar aparelho - só para dormir - pois ele resolve as duas coisas - impede os dentes de se encontrarem e já auxilia na posição do dente".

Ok. Sou jornalista, não sou dentista. Quem sou eu para discordar. O fato é que de lá pra cá duas pessoas - uma delas dentista e a outra não, disseram que isso não está correto. Que colocar aparelho em criança de cinco anos pode ser até prejudicial. Mas outras duas, uma médica e outra dentista, disse que está correto.

E agora? Logo eu, que não entendo nada de dentes, vou ter que decidir uma coisa tão séria dessas? Nesse caso, ouvir várias opiniões, me deixou mais confusa do que antes. Se não usar, pode até quebrar os dentes de tanto que range. Se colocar, pode prejudicar a formação dos dentes e até do maxilar. E aí? Como assim um peso desses nas costas de uma mãe? Ser mãe pode até ser padecer no paraíso, mas vamos combinar que ser mãe é também andar na corda bamba diariamente e ter a certeza de que a qualquer momento podemos pisar em falso e falhar.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DAS BRUXAS!

A frase "o que a gente não faz por um filho?" cabe bem neste post. Ontem a noite, dia das bruxas ou halloween, estávamos tranquilamente em casa até que uma vizinha toca a campainha. Ela estava acompanhando os dois filhos, ainda pequenos, que, fantasiados, falavam a tradicional frase "Gostosura ou travessura!". Brincamos com eles, rimos bastante e demos os docinhos para cada um. Assim que fechamos a porta, meu Matheus diz assim: "Mas mamãe, a gente só vai dar doce pros outros. Por que eu não vou pedir doces também?". E a resposta foi simples: por que não tínhamos planejado nenhuma fantasia, por que não tivemos a ideia de entrar nessa brincadeira. Mas, indignado, ele insistia: "Ano que vem quero brincar de halloween. Quero usar uma fantasia. Quero tocar as campainhas. Quero, quero, quero...". Aí, não aguentei. Já passava das 19h30. O Rafa estava com carinha de sono. Mesmo assim, lá vamos nós. A fantasia de padre que o meu marido usou no batizado de bonecas virou a capa do vampiro. A roupa foi "empréstimo" da minha querida e criativa vizinha Cris, que foi responsável também pela maquiagem. O saquinho laranja para colocar os doces, ah o saquinho, foi um saquinho de presente que caiu como uma luva no conjunto todo. E para a animação ficar completa nos juntamos a uma vizinha que também entrou no clima da brincadeira com seu filho e sobrinho. E não é que o improviso virou uma baita diversão. Fomos em 11 apartamentos. Só paramos por que o próprio Matheus já estava cansado e com sono. Ah, e o Rafinha? Ficou elétrico, brincou à beça, quando os maiores diziam "Gostura ou travessura", o meu pequeno completava com um grito que parecia dar um susto na pessoa. E queria balinha também. Dançou. Gritou. Pulou. Adorou! Foi um barato. Divertidíssimo. Ainda bem que o Matheus insistiu para participar da brincadeira. Adoramos!



Meu vampirinho pronto para tocar as campainhas



Tá bom. Não resisti.
E botei um chapéu de bruxa também.