quinta-feira, 29 de abril de 2010

CHEGOU A HORA !!!

Chegou a hora! Chegou o tão esperado dia. As vezes parece mentira. Passou rápido. Esta foi a minha última noite com o Rafinha na barriga. A próxima já será com seu chorinho fino de áudio. Ou não. De repente ele não será um bebê chorão. Não sei. Aliás, não sei quase nada. Quem é essa criaturinha que cresceu durante nove meses no meu ventre e hoje fará parte, fisicamente, da minha vida? Como será ele? Como será seu temperamento? Como será nosso relacionamento? Do que ele vai gostar? O que ele vai fazer no futuro? Como será nossa vida, nossa convivência? Não sabemos nada, definitivamente. A vida é um mistério. Delicioso mistério.

Não dormi quase nada esta noite. Por dor no corpo, especialmente nas costas, e por ansiedade também. Matheus me chamou mais do que o costume durante a madrugada. Acho que está sentindo mudanças! E elas virão... inevitavelmente. Pra melhor, acredito.

Hoje será um dia atípico. Só posso me alimentar até às 11h. Portanto, o almoço vai ser cedo. Por volta das 16h vou pro hospital acompanhada do Rê, Matheus e minha mãe. Matheus e vovó dormirão na casa dos seus "dindos". Uma novidade pra ele. Faz parte do "pacote" de mudanças.

Rafael está mexendo como nunca. Ontem a noite fiquei até com receio da bolsa estourar. Ele anda se "remexendo" muito. Acho que sabe que está prestes a sair do aperto e mergulhar na vida.

Agora falta pouco. Em pouco mais de 12 horas nos encontraremos. Como será este encontro? Matheus logo que nasceu chorava muitooo e assim que foi colocado ao lado do meu rosto parou na hora. Foi amor à primeira vista! Inesquecível. Como será agora? Ai ai ai que frio na barriga...

Durante esses nove meses "construímos" essa figurinha em nossa mente... Foram várias as denominações... Rafael Ramos de Souza é o seu nome, mas confesso que já virou Rafinha! Ou ainda Rafinha Ramos, como diz uma amiga da TV; Rafael el el cara de pastel... segundo a versão bem humorada do Matheus.

Que venha nosso menino! O mais novo "cuequinha" do nosso lar. Já te amamos lindinho!

terça-feira, 27 de abril de 2010

CESÁREA MARCADA !!!

A cesárea acaba de ser agendada para quinta-feira, dia 29 de abril, às 20h30, no Hospital São Luiz, do Itaim Bibi.

Ufa! Confesso que deu um friozinho na barriga. Tanta espera, tanta ansiedade e, finalmente, a data chegou.

Rafinha ou "Rafael Ramos de Souza" nascerá com 38 semanas e 2 dias, exatamente igual ao Matheus. Quer mais algumas semelhanças? Lá vão... nascerá em uma quinta-feira, no período da noite, no Hospital São Luiz. Com o mesmo obstetra e a mesma equipe médica (médico auxiliar e anestesista) que fizeram o parto do meu primogênito.

Confesso já chorei. De felicidade, de ansiedade e, confesso, de medo também. Desta vez vou pro hospital deixando um pedacinho de mim em casa. É mais difícil. É mais dolorido. Mesmo estando muito, muito feliz.

Agora a contagem regressiva é de horas... e não mais de dias... Amanhã tem mudança de lua. Que venha a lua cheia. Que venha o meu mais novo amor!

38a SEMANA DE GESTAÇÃO!

O bebê essa semana deve medir 35cm e pesar 3100g.

O cabelo do bebê está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos.

Com a proximidade do "dia D", a mamãe deve continuar sentindo as "falsas contrações", um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia.

As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros.

Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.

Parto cesárea - A indicação da cesárea é feita para mulheres com hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e eclampsia. O parto cesariana também é indicada se o bebê estiver em sofrimento fetal, se não estiver na posição ideal, se sua placenta estiver com deslocamento prematuro ou se a gestação for prolongada.

Depois de aplicada a anestesia, o obstetra corta sete camadas de tecido até chegar ao útero, onde faz uma incisão para retirar a criança e a placenta. Depois limpa toda cavidade do útero, terminando com as suturas.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

RAFAEL - A última foto antes de sair da barriga!


Este é o Rafael com 36 semanas e 4 dias. Detalhe: É a cara do pai, com o bocão da mãe e a carinha de bravo do irmão !!! Neste dia ele estava com 2.900Kg. Não é um meninão; o normal para a época. A conclusão é que o barrigão está deste tamanho por causa do excesso de líquido mesmo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA!

A contagem regressiva para a chegada do Rafael começou. Daqui quatro dias meu filhote já estará aqui, com a gente, nesse mundo maluco que a gente tenta entender a cada dia.

A ansiedade começou a bater. Amanhã completo exatamente 38 semanas. O corpo já "pede" pelo parto. Muitas dores, muito desconforto, muito cansaço. Dormir já não é uma tarefa fácil. Como dizem os mais velhos, a natureza nos prepara para as noites de sono em claro que virão nos próximos meses. A diferença é que por enquanto a noite é silenciosa, logo mais teremos um chorinho fino de baby pela casa.

Dúvidas, óbvio que tenho várias. Como será o dia a dia? Como será ter duas crianças na nossa casa? Será que vou dar conta? Como o Matheus vai reagir com o irmão num primeiro momento? Como fazer para que essa mudança grande na vidinha dele seja minimizada? Resta aguardar...

Esta semana já estou em licença maternidade. São seis meses, 180 dias pra ficar com o filhote, a contar de hoje. Como sou sagitariana, lógico que já corri na calendário para contar quando será o fim da minha licença - 25 de outubro. Se pegar mais um mês de férias, 25 de novembro. Tá longe! Embora passe rápido, eu sei...

No mais, para o parto, tudo está encaminhado. Malas prontas, documentação em ordem, hospital reservado. Será no dia 30 de abril, uma sexta-feira, no Hospital e Maternidade São Luiz, do Itaim Bibi. O horário ainda está em aberto...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

APENAS UMA SEMANA!

Nove meses se passaram. Nossa, nem parece verdade. Parece que foi ontem que fiz aquele teste de farmácia e fiquei arrepiada em saber que seria mãe novamente. Como se fosse a primeira vez. Como se fosse o primeiro filho. A emoção foi a mesma que senti há quase quatro anos quando soube que aguardava meu Matheusinho.

Muita coisa aconteceu nesse período. Algumas coisas em comum com a primeira gravidez - o peso subiu da mesma forma, a barriga ficou pontuda igual à primeira vez, tive excesso de líquido no final da gestação, tive pouco inchaço no corpo - só mesmo nas últimas semanas. Mas muitas coisas também foram diferentes - tive mais enjoo, tive mais azia, mais dor nas costas e mais indisposição do que antes.

No fundo, acho que tudo isso serve pra mostrar que uma gravidez é diferente da outra, assim como cada filho é diferente do outro. Hoje conheço o Matheus como a palma da minha mão. Sei quando ele está triste, mesmo se ele dá um sorriso. Consigo reconhecer pelos seus olhos quando algo não está bem e arrancar uma gargalhada maravilhosa fazendo algo que ele acha graça. Mas como será com o Rafael? Não nos conhecemos ainda "pessoalmente". Sinto seus chutes há alguns meses, sei que ele tem carinha de "bravo", pois já espiei nos ultrassons. Mas como será meu taurino. Será que vai ser alegre e dono da maior "risada frouxa" que já vi na vida como o Matheus. Será que vai amar brincar de carrinhos, que vai ser dengoso pedindo colo da mamãe ou será que vai ser mais independente e dono de si. Será que vai mamar bastante ou será preguiçoso como o irmão mais velho. Será que vai ter uma "saúde de ferro", que vai querer imitar o irmão, que vai ser chorão ou bonzinho?

Tantas dúvidas, tantos por ques, tanta expectativa. Poxa nosso encontro já está marcado! Só falta uma semana, sete dias para nossos olhos se encontrarem e se apaioxonarem para sempre! Ai que vontade de te pegar nos braços, te encher de beijos, acompanhar de perto seu crescimento e aprender, assim como aprendo diariamente com o Matheus, com as suas peripécias.

Seja bem vindo à vida Rafinha! Seja bem vindo à nossa casa, à nossa família! Que Deus ilumine nosso primeiro encontro e que seja inesquecivelmente maravilhosa a sua chegada.

terça-feira, 20 de abril de 2010

MINHA AUSÊNCIA! TÁ CHEGANDO...

Tô ausente do blog. Eu sei. Mas tive motivos para isso. Por conta do excesso de líquido fiquei 10 dias afastada do trabalho. Voltei e na mesma semana precisei sair de cena de novo por mais 15 dias, que terminam nesta semana. Ando muito cansada, com dor na barriga, que estica tanto que tem horas que parece que vai arrebentar.

O parto, que inicialmente era previsto para 11 de maio (qdo. completo as 40 semanas) foi antecipado para 4 de maio e, depois do último ultrassom que fiz no último sábado, dia 17, fez o médico cogitar o dia 30 de abril. Ainda não fechamos a data, mas tudo indica que em 10 dias terei meu Rafinha nos braços. O motivo da pressa é a grande piscina que se forma no meu ventre. Meu pequeno tem tudo para ser um grande nadador...

Hoje completo 37 semanas e, portanto, ele não é mais prematuro. Iupi! Esta é a melhor notícia! Conseguimos chegar até aqui, o que é uma grande vitória.

Meu pequeno, embora o tamanho da barriga engane, não é um bebezão... No ultrassom de sábado estava com 2.900Kg. Se nascer de 38 semanas deverá ter o peso similar ao do Matheus quando nasceu... 3.200 mais ou menos. Tudo estimativas. Resta aguardar.

Pela primeira vez senti friozinho na barriga. A data se aproxima. Vou "conhecer" o Rafael pessoalmente. Vou ficar longe do Matheus por alguns dias. Isso tem mexido comigo. Mas, pra variar, o Matheus é quem mais me anima. Está ciente de que vai dormir com a vovó por três noites e que vai "visitar" a mamãe no hospital. Diz que quer comer batata frita no hospital, junto comigo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A ASSOMBRAÇÃO DO EXCESSO DE LÍQUIDO

Acabei de voltar do Hospital São Luiz onde fiz o meu oitavo ultrassom desta gravidez! Pois é, oitavo! O motivo de tantos exames é o excesso de líquido, que precisa ser acompanhado de perto. E, mais uma vez, ele me deixou tensa: estou de 35 semanas e 1 dia de gestação e o líquido bateu na casa dos 25cm, o que já é considerado excesso pelos médicos. Estou com polidrâmnio, nome dado ao líquido acima do normal.
Amanhã cedo falo com o obstetra para saber que rumo tomar. Mais uma noite de ansiedade...

Pra entender melhor o que significa o tal "Polidrâmnio", aí vai um textinho bem explicativo...

O que é Polidrâmnio?

Polidrâmnio, ou hidrâmnios, é o nome técnico para o excesso de líquido amniótico no útero. É algo que ocorre em cerca de 1 por cento das gestações, e pode ter vários motivos. No primeiro trimestre da gravidez, o líquido se acumula a partir do sistema circulatório da mãe. No início do segundo trimestre, o bebê começa a engolir o líquido e processá-lo pelos rins, eliminando-o na forma de urina. O volume total de líquido é reciclado pelo bebê num intervalo de poucas horas (sim, é verdade, o líquido amniótico é basicamente xixi do bebê!). Às vezes, no entanto, o sistema fica desequilibrado por algum motivo, e o líquido pode se acumular ou então diminuir demais (o oligoidrâmnio), o que pode provocar problemas.
Para que serve o líquido amniótico?
Publicidade
document.write('');

O líquido amniótico envolve o bebê durante todo o seu desenvolvimento, dentro do saco amniótico, também conhecido como bolsa das águas. Ele serve para: • Amortecer choques e movimentos bruscos. • Impedir que o cordão umbilical seja comprimido, o que prejudicaria o fornecimento de oxigênio para o bebê. • Manter uma temperatura constante dentro do útero. • Proteger o bebê contra infecções. • Permitir que o bebê se movimente, desenvolvendo os músculos e os ossos. • Ajudar na formação do sistema digestivo e respiratório, já que o bebê "inspira" e "expira" o líquido, e o engole, eliminando-o na forma de urina.


Qual é a quantidade ideal de líquido?

O volume de líquido amniótico vai aumentando com o decorrer da gravidez, e costuma chegar à sua quantidade máxima por volta de 34 semanas de gravidez. Nessa altura, você tem entre 800 ml e 1 litro de líquido dentro do útero. Depois disso, o volume vai diminuindo devagar, até o bebê nascer. Quando há polidrâmnio, esse volume pode chegar a até 3 litros.


Como dá para saber quanto líquido tem dentro da barriga?

Para medir a quantidade de líquido, é preciso fazer um ultra-som. Seu médico vai solicitar um se desconfiar que a quantidade de líquido está acima da ideal. O polidrâmnio costuma aparecer por volta da 30a semana de gravidez. Entre os sintomas estão o crescimento muito rápido da barriga, a sensação de pele esticada e brilhante, e a falta de ar. Você pode ter também dores abdominais, muita azia, prisão de ventre, inchaço nas pernas e varizes. Mas lembre-se de que esses são todos sintomas normais da gravidez, que não indicam necessariamente um problema. A maior indicação de que há excesso de líquido aparece quando o médico mede a sua barriga, nas consultas do pré-natal. Se ela estiver maior que o normal, talvez ele peça um ultra-som. A ultra-sonografia é capaz de medir a quantidade de líquido em torno do bebê. O ultra-sonografista fará cálculos para chegar ao índice de líquido amniótico (ILA), cujos valores normais ficam entre 5 cm e 25 cm. Quando o ILA está acima de 24 cm, os médicos consideram que há polidrâmnio.


Por que o líquido se acumula demais?

Pode ser difícil identificar a causa, e às vezes ela não chega a ser esclarecida. O problema pode estar na mãe, na placenta ou no bebê. Algumas das possíveis causas dos casos mais severos são: • Quando a mãe tem diabete, com níveis de açúcar no sangue não controlados, o bebê produz mais urina, o que aumenta o volume de líquido. • Gravidez de gêmeos, especialmente se eles forem idênticos. • Infecções que afetam o bebê, como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis podem estar associadas ao polidrâmnio. • A incompatibilidade do fator Rh pode provocar anemia no bebê e causar o problema. • Em 20 por cento dos casos de excesso de líquido amniótico, há um problema congênito no bebê. Pode ser uma obstrução no esôfago, que impede que ele engula o líquido amniótico, uma fenda labiopalatina ou ainda alguma alteração no sistema nervoso central, no coração ou nos rins. Por isso os médicos examinarão o bebê com atenção num ultra-som detalhado. • Às vezes, o polidrâmnio aparece quando o bebê tem alguma anomalia cromossômica, como a síndrome de Down ou de Edward. • Em casos raros, há algum problema na placenta ou nas artérias do cordão umbilical. Não se esqueça, porém, de que a maioria das mulheres que apresenta polidrâmnio tem bebês saudáveis, em especial quando a elevação no volume não é tão pronunciada.


O que vai acontecer se eu for diagnosticada com excesso de líquido?

O médico vai investigar se você tem diabete. Só o controle dos níveis de glicose no corpo já é capaz de reduzir a quantidade de líquido. Você também será submetida a ultra-sonografias para examinar o bebê em detalhe. O obstetra pode pedir outros exames de laboratório para descartar uma infecção. Dependendo da causa do aumento de líquido, o médico pode receitar um remédio que ajude a reduzir a quantidade de urina produzida pelo bebê. Nos casos em que o acúmulo de líquido é muito grande, existe a possibilidade de realizar um procedimento, no hospital, para drenar parte da água. O objetivo é reduzir o risco de parto prematuro, devido ao tamanho da barriga, e de descolamento da placenta. O problema é que se trata de uma técnica invasiva que também traz outros riscos, como o de infecção e de sangramento. Seu médico vai avaliar junto com você os prós e os contras desse procedimento. Na maioria das mulheres com polidrâmnio, a recomendação geral é de repouso, para retardar ao máximo o parto.


Há alguma diferença no parto?
Cerca de 20 por cento das mulheres com polidrâmnio acaba tendo um parto prematuro, porque o útero fica muito distendido. É importante ir para o hospital ao primeiro sinal de trabalho de parto prematuro. Como há muito líquido no útero, aumenta o risco de um pedaço do cordão umbilical sair pelo colo do útero antes do bebê, quando a bolsa romper. Esse incidente se chama prolapso de cordão umbilical, e exige a realização de uma cesariana de emergência. Outro risco que é maior nos casos de polidrâmnio é de descolamento da placenta durante o trabalho de parto e de hemorragia pós-parto, porque o útero pode ter dificuldade de voltar ao tamanho normal. Por esses motivos, pode ser que os médicos prefiram que você marque uma cesariana, em vez de esperar pelo parto vaginal.

JUSTIFICANDO A MINHA AUSÊNCIA

Por conta do excesso de líquido fiquei 10 dias de licença médica para fazer repouso total! E como meu micro de casa anda super lentoooooo, o respouso incluiu distância do computador também! Vou tentar atualizar daqui pra frente!!!